São Paulo, quarta-feira, 04 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vale do Silício registra alta poluição

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM BERKELEY

O Vale do Silício, na Califórnia, berço das mais famosas empresas de tecnologia, é poluído pelas próprias companhias high-tech. Segundo a EPA (agência do governo norte-americano para proteção ambiental), a região tem 29 pontos de contaminação.
O condado de Santa Clara, que abriga o Google e a Apple, possui 23 áreas contaminadas. É o maior número de pontos contaminados por condado do país. Segundo ambientalistas, mais de cem substâncias tóxicas já foram encontradas no lençol freático da região -incluindo o tricloroetileno, um solvente cancerígeno usado na produção de semicondutores.
No site da EPA, as contaminações aparecem ligadas a empresas como Intel, AMD, Applied Materials e HP.

Coisa do passado
Em comum, todos os casos têm origem nos anos 80. Na época, as empresas, principalmente da área de semicondutores, mantinham suas operações 100% na região.
Nos anos 80, os repetidos casos de doenças relacionadas à contaminação por substâncias tóxicas forçaram a EPA a fiscalizar mais a indústria da tecnologia.
Hoje em dia, as empresas dizem que a poluição ficou no passado. (BR)


Texto Anterior: País não tem legislação específica
Próximo Texto: Outro lado: Importação de e-lixo é "surpresa", diz MMA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.