São Paulo, quarta-feira, 04 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimento repensa uso do micro

DA REPORTAGEM LOCAL

A reciclagem é fundamental para manter o planeta sustentável. Mas para um grupo de ativistas a ação tem de vir acompanha por questionamentos sobre o uso dos produtos eletrônicos.
O movimento da metarreciclagem propõe a captura e a remanufatura de computadores e equipamentos de informática. Em vez de apenas reaproveitar um micro que ficou obsoleto para uma pessoa, mas é útil para outra, o movimento incentiva, por exemplo, a instalação de sistemas operacionais livres, como o Linux.
Agregados em uma rede (rede.metareciclagem.org), os ativistas fazem uma crítica ao que é considerado obsoleto.
Um dos principais méritos do movimento é transformar computadores descartados em canais de comunicação, segundo Luiz Carlos Pinto, que estuda o assunto em seu doutorado. "O movimento desenvolveu uma metodologia de apropriação tecnológica empregada em telecentros do governo, desenvolvendo habilidades e expertises, formando identidades e melhorando a auto-estima." (DA)


Texto Anterior: Ambiente: Coreia do Sul vai investir US$ 38,1 bilhões em projetos
Próximo Texto: Operadoras coletam celulares em lojas próprias e autorizadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.