São Paulo, quarta-feira, 04 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Entenda de onde vem o spam

Tenho recebido spams com muita frequência, só que a origem desses e-mails é meu próprio endereço. Como eliminá-los?
João Amaro

Resposta: É provável que o seu computador ou o de alguém que possui seu e-mail no catálogo de endereços esteja infectado com um vírus do tipo worm, que envia e-mails automaticamente para todos os contatos do catálogo de endereços do programa de e-mail, principalmente o Microsoft Outlook e o Outlook Express, a fim de tentar se multiplicar.
Também é possível que alguma pessoa tenha enviado mensagens de spam com a técnica chamada spoofing, que consiste em forjar o remetente da mensagem utilizando um e-mail qualquer como endereço de resposta para os possíveis erros que ocorrerem.
Não existe uma forma padrão de bloquear essas mensagens, pois elas são enviadas por servidores distintos. A menos que você coloque um filtro para bloquear e-mails vindos de você mesmo, não há como barrá-las.
Para minimizar o recebimento dessas mensagens na pasta de entrada, sugiro que o leitor ative ferramentas antispam que o seu provedor de internet eventualmente possua.


Texto Anterior: Conheça sites com propostas verdes
Próximo Texto: Tente recuperar arquivo de CD
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.