São Paulo, quarta-feira, 04 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portais também oferecem mix

DA REPORTAGEM LOCAL

Os sites que misturam músicas, vídeos, fotos, blogs e comunidades ainda são pouco explorados pelos brasileiros, mas já começam a virar embarcações portentosas para quem estiver disposto a navegar de uma forma diferente.
Grandes portais como o Yahoo! e o MSN oferecem comunidades turbinadas, que possibilitam a combinação de conteúdo com aparência que pode ser personalizada pelo usuário.
O Yahoo! 360 (360.yahoo.com) ainda não conta com versão brasileira, mas oferece criação de avatares, troca de mensagens, busca por afinidades, página de diário on-line e painel onde são exibidos os amigos.
Já o Live Spaces (spaces.live.com) dispõe de versão nacional e é compatível com o comunicador on-line MSN Messenger, o mais popular entre os brasileiros.
Assim, quando um membro publica itens inéditos, como fotos e posts, seus contatos do comunicador são automaticamente avisados por meio de um ícone, que funciona como uma espécie de convite para visitar as novidades da página.
É possível ainda restringir acessos, tanto dos contatos do MSN que saberão das suas últimas publicações quanto de pessoas que poderão ver a sua página pessoal.
Segundo dados da Microsoft, já há 6,1 milhões de brasileiros usando o Live Spaces, que, no mundo todo, conta com 120 milhões de membros. Por aqui, as faixas etárias do público têm participação semelhante, confrontando o estigma de que só os jovens sentem afinidade por serviços desse tipo.
Usuários de até 18 anos representam 22,1% do total. O grupo entre 18 e 24 anos responde por 22,5%, o grupo entre 25 e 34 anos representa 23,7% e os membros entre 35 e 49 anos equivalem a 24%.

A volta do pioneiro
Jonathan Abrams, criador do Friendster, uma das primeiras redes sociais do mundo, colocou as mangas de fora em mais um lançamento de interatividade virtual. Trata-se de Socializr (www.socializr.com), que permite que seus usuários importem perfis já utilizados em outras comunidades.
As possibilidades multimídia dos novos sites se ampliam de tal maneira que vídeo e música chegam até mesmo a trocar de lugar.
Em Listen to a Movie (power.listentoamovie.com) o usuário pode ouvir seus filmes e programas de TV favoritos em streaming, por um tocador embutido no site.
Os clipes podem ser pausados, acelerados e retrocedidos e um mecanismo de navegação permite buscar as melhores partes. Dá para fazer comentários e acessar lojas on-line em que o DVD daquela produção é vendido.
A janela do site ainda é capaz de se disfarçar de planilha de Excel para dar cobertura aos usuários que queiram ouvir os arquivos no trabalho.
Outra mistura fina é o TestTube, criado pelo Google e que permite que engenheiros e desenvolvedores façam experiências com o conteúdo do YouTube.
Os serviços criados são avaliados pelos usuários para possivelmente serem oferecidos no site. Um deles é o AudioSwap, responsável por oferecer um cardápio de músicas que passam a poder ser usadas nos vídeos do YouTube.
Há artistas pouco conhecidos bem como contratados por grandes gravadoras, como Aretha Franklin, Cranberries e Evanescence.
Outro serviço, chamado Streams, cria uma espécie de uma sala de cinema virtual, em que os membros do YouTube assistem às produções e conversam sobre elas.
(MB)


Texto Anterior: Mundos on-line variam temáticas
Próximo Texto: Portáteis: Celular inteligente substitui micro de mão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.