São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2001

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PC EXPO

Cresce adesão de empresas à tecnologia Bluetooth, que permite ligação entre aparelhos com uso de ondas de rádio

Sistemas sem fio despontam na feira

DA ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

A tecnologia Bluetooth finalmente sai da prancheta e chega ao consumidor. Capaz de conectar aparelhos entre si sem a utilização de fio algum em um raio de até 50 metros, vai permitir ao consumidor livrar-se não só dos cabos mas também da necessidade de desconectar e conectar aparelhos toda vez que o notebook chega do trabalho e tem de compartilhar a impressora com o micro de mesa.
A HP promete para setembro a impressora 995, sua primeira jato de tinta com essa tecnologia. Criou um pequeno escritório para demonstrar ao público a utilidade dessa conexão para quem tem palmtops e notebooks e uma impressora, por exemplo.
A IBM já tem o cartão do tipo PCMCIA (do tamanho de um cartão de crédito), que pode ser acoplado em a uma das portas do portátil. Dessa forma, a conexão entre o notebook e a impressora já está feita. A empresa também anunciou uma porta com tecnologia Bluetooth. Basta acoplá-la a uma saída no alto da tela de monitor para estabelecer a conexão.
A Palm também fez importante anúncio com Bluetooth. A linha M505, que vem com saída para expandir memória, vai ter esse sistema de conexão sem fio a partir do terceiro trimestre.
Segundo Ron Sperano, diretor do programa de desenvolvimento de Bluetooth da IBM, não há o que temer no caso de transações comerciais em aparelhos com essa tecnologia. "O nível de segurança usa criptografia de 128 bits e autenticação." (MARIJÔ ZILVETI)


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