São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soft faz download de música eletrônica

ALEXANDRE VERSIGNASSI
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de tomar o mundo da moda e o das baladas, a música eletrônica ganha espaço na rede.
Tanto que surgiu um programa para troca de músicas voltado para esse gênero: o "Flipr" (down- load de 1,34 Mbytes no site www.flipr.com), da empresa canadense Mondo-Live.
Ainda em fase de testes, ele funciona de forma semelhante ao "Napster": basta colocar o nome de alguma música e, caso ela esteja na rede do programa, poderá ser baixada para o micro.
Só há um inconveniente: ele não encontra músicas de artistas "eletrônicos" conhecidos, como Prodigy ou Madonna. Isso porque, segundo a Mondo-Live, as canções só vão para o programa após terem sido liberadas por seus donos. Assim, a oferta de músicas do soft só aumenta conforme a empresa realize acordos com artistas e gravadoras.
E o primeiro desses acordos foi fechado na semana passada, com a associação canadense Sodrac, que detém os direitos sobre as músicas de centenas de gravadoras. Nesse repertório, também há canções de outros estilos, que podem ser baixadas. Mas o gênero eletrônico predomina: se o usuário pede por dez músicas de rock, aparecem apenas dois artistas; se a busca for por música eletrônica, surgem nove.
O soft, por enquanto, é gratuito. Mas, dentro dos próximos meses, a Mondo-Live irá cobrar uma taxa de assinatura de seus usuários. O valor ainda não foi definido.
A Napster, que também tornará seu soft pago, fechou um acordo com a Association of Independent Music, que reúne cerca de 400 gravadoras de pequeno porte, na semana passada.
Com o trato, músicas que pertencem a essas companhias poderão ficar disponíveis para down- load no "Napster".

Na rede
Para quem quer ficar por dentro das novidades na música eletrônica, há o site www.fiberonline.com.br, que é uma gravadora virtual especializada nesse gênero. Novos artistas enviam suas músicas para lá, e elas ficam disponíveis para download. "Temos 350 músicos nacionais e mais 170 internacionais no catálogo", afirma Enéas Neto, responsável pelo site.
A página também traz uma agenda com eventos ligados ao mundo da música eletrônica.
O site Balada Planet, é semelhante. Ele traz agenda e reportagens sobre a noite "eletrônica". Além disso, há músicas de DJs para ouvir.
Também na linha "o que acontece por aí" é o www.obaoba.com.br, que traz agenda de baladas eletrônicas e entrevistas com DJs. Por fim, para quem conhece pouco sobre esse mundo, há o www.technobrasil.cjb.net. Didático, o site explica o que é uma rave e ensina sobre os diferentes estilos de música eletrônica.

Faça você mesmo
Versões demo de uma série de programas que simulam os sintetizadores usados por DJs podem ser baixados de graça da rede.
Um dos mais interessantes é o "Rebirth". Ele está em www.propellerheads.se, que traz outros softs de música eletrônica. Em www.hitsquad.com/smm, também há esse tipo de soft.


Texto Anterior: Pela rede: Internet traz filmes de eventos de moda
Próximo Texto: Sites fazem comentários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.