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CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA
Empresas oferecem novos serviços para atrair usuários de celulares e câmeras digitais
Sites disputam exposição de fotos na rede
BOB TEDESCHI
DO "NEW YORK TIMES"
Aproveitando a continuação do
alto ritmo de vendas de câmeras
digitais, empresas de internet aumentam investimentos no filão
de apresentação e compartilhamento de fotos.
Em julho, num período de 24
horas, dois serviços on-line de
compartilhamento de fotos foram
comprados. A editora de tecnologia CNET Networks pagará US$
70 milhões pela Webshots, empresa que era líder de mercado de
álbuns fotográficos virtuais havia
muito tempo, e o Google pagou
uma quantia não revelada pela Picasa, uma empresa recentemente
constituída.
Os comunicados foram divulgados logo depois de uma série de
melhorias do Yahoo! Photos que
o ajudaram a superar a Webshots
como líder em compartilhamento
de fotos na internet.
Por que todo esse barulho? Analistas o atribuem, em parte, a um
reaparecimento do mercado de
publicidade on-line, bem como a
um apetite aparentemente insaciável dos consumidores pela fotografia digital.
"A taxa de adoção das câmeras
digitais continua a desafiar as expectativas", disse Chris Chute,
analista da empresa de pesquisas
e consultoria IDC, que previu que
as vendas de câmeras digitais chegariam a US$ 25 milhões neste
ano. Se contarmos também os 27
milhões de telefones com câmeras
que deverão ser vendidos neste
ano, pelo menos um terço das famílias norte-americanas poderá
tirar fotos digitais até o fim do
ano. Segundo Chute, 28% dos
proprietários de câmeras digitais
compartilham fotos pela internet.
Os executivos consideraram esses números sedutores o suficiente para que os marqueteiros saquem seus talões de cheques. Narendra Rocherolle, da Webshots,
disse que uma razão para a Webshots escolher a CNET foi a possibilidade de ela ajudar a empresa a
conseguir mais anunciantes, porque já tem relacionamentos longos com alguns deles, como a Canon e a Sony. A Webshots afirmou ser uma empresa lucrativa e
ter a expectativa de gerar um
montante de US$ 12 milhões a
US$ 13 milhões em receitas brutas
neste ano, metade proveniente de
publicidade e metade gerada pela
venda on-line de imagens e de
serviços premium. A CNET disse
esperar que as receitas brutas gerais da Webshots cresçam, pelo
menos, um terço em 2005.
A Webshots, como outros sites
de compartilhamento de fotos,
permite que os consumidores
transfiram gratuitamente suas fotos digitais para uma página do site. A partir dela, os usuários criam
álbuns e, depois, mandam convites por e-mail para que outras
pessoas vejam esses álbuns.
A Webshots vem enfrentando
uma concorrência cada vez mais
dura do Yahoo!, que, nos últimos
meses, desenvolveu uma série de
novas características para possibilitar que os usuários compartilhem suas fotos mais facilmente e
diminuiu o número de lugares
onde aparecem anúncios.
No final do ano passado, o Yahoo! iniciou um serviço que permite aos usuários que vejam suas
fotos em telefones celulares.
Nesse mercado competitivo, a
compra do Picasa pelo Google é
particularmente intrigante, pois o
Picasa é um aplicativo de compartilhamento entre pares. Para trocar fotos, os usuários abrem uma
janela similar à dos aplicativos de
mensagens instantâneas. O Google não quis fazer comentários sobre sua aquisição, alegando o "período de silêncio" exigido das empresas que estão vendendo ações
ao público. Mas, devido ao fato de
a tecnologia do Picasa ser ligada
aos softwares de mensagens instantâneas, a aquisição poderia ser
um indício da entrada do Google
nessa categoria, bem como no
compartilhamento de fotos.
Tradução de Angela Caracik
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