São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2004

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CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA

Empresas oferecem novos serviços para atrair usuários de celulares e câmeras digitais

Sites disputam exposição de fotos na rede

BOB TEDESCHI
DO "NEW YORK TIMES"

Aproveitando a continuação do alto ritmo de vendas de câmeras digitais, empresas de internet aumentam investimentos no filão de apresentação e compartilhamento de fotos. Em julho, num período de 24 horas, dois serviços on-line de compartilhamento de fotos foram comprados. A editora de tecnologia CNET Networks pagará US$ 70 milhões pela Webshots, empresa que era líder de mercado de álbuns fotográficos virtuais havia muito tempo, e o Google pagou uma quantia não revelada pela Picasa, uma empresa recentemente constituída. Os comunicados foram divulgados logo depois de uma série de melhorias do Yahoo! Photos que o ajudaram a superar a Webshots como líder em compartilhamento de fotos na internet. Por que todo esse barulho? Analistas o atribuem, em parte, a um reaparecimento do mercado de publicidade on-line, bem como a um apetite aparentemente insaciável dos consumidores pela fotografia digital. "A taxa de adoção das câmeras digitais continua a desafiar as expectativas", disse Chris Chute, analista da empresa de pesquisas e consultoria IDC, que previu que as vendas de câmeras digitais chegariam a US$ 25 milhões neste ano. Se contarmos também os 27 milhões de telefones com câmeras que deverão ser vendidos neste ano, pelo menos um terço das famílias norte-americanas poderá tirar fotos digitais até o fim do ano. Segundo Chute, 28% dos proprietários de câmeras digitais compartilham fotos pela internet. Os executivos consideraram esses números sedutores o suficiente para que os marqueteiros saquem seus talões de cheques. Narendra Rocherolle, da Webshots, disse que uma razão para a Webshots escolher a CNET foi a possibilidade de ela ajudar a empresa a conseguir mais anunciantes, porque já tem relacionamentos longos com alguns deles, como a Canon e a Sony. A Webshots afirmou ser uma empresa lucrativa e ter a expectativa de gerar um montante de US$ 12 milhões a US$ 13 milhões em receitas brutas neste ano, metade proveniente de publicidade e metade gerada pela venda on-line de imagens e de serviços premium. A CNET disse esperar que as receitas brutas gerais da Webshots cresçam, pelo menos, um terço em 2005. A Webshots, como outros sites de compartilhamento de fotos, permite que os consumidores transfiram gratuitamente suas fotos digitais para uma página do site. A partir dela, os usuários criam álbuns e, depois, mandam convites por e-mail para que outras pessoas vejam esses álbuns. A Webshots vem enfrentando uma concorrência cada vez mais dura do Yahoo!, que, nos últimos meses, desenvolveu uma série de novas características para possibilitar que os usuários compartilhem suas fotos mais facilmente e diminuiu o número de lugares onde aparecem anúncios. No final do ano passado, o Yahoo! iniciou um serviço que permite aos usuários que vejam suas fotos em telefones celulares. Nesse mercado competitivo, a compra do Picasa pelo Google é particularmente intrigante, pois o Picasa é um aplicativo de compartilhamento entre pares. Para trocar fotos, os usuários abrem uma janela similar à dos aplicativos de mensagens instantâneas. O Google não quis fazer comentários sobre sua aquisição, alegando o "período de silêncio" exigido das empresas que estão vendendo ações ao público. Mas, devido ao fato de a tecnologia do Picasa ser ligada aos softwares de mensagens instantâneas, a aquisição poderia ser um indício da entrada do Google nessa categoria, bem como no compartilhamento de fotos.


Tradução de Angela Caracik


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