São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2000

Próximo Texto | Índice

TESTE-USP
Impressora HP 640C é indicada para pouca demanda de impressão; qualidade de texto em preto-e-branco é boa
Jato de tinta avança com nova tecnologia

ROSANE MINGHIM
ESPECIAL PARA A FOLHA

A HP 640C é uma impressora jato de tinta que imprime em cores. Essa é uma descrição similar a muitas impressoras presentes no mercado hoje.
Entretanto a tecnologia de impressão continua a evoluir, permitindo que novos lançamentos -mesmo aqueles baseados em tecnologia já estabelecida, como impressão térmica em tinta- apresentem melhores resultados de impressão. Novas técnicas de ajuste de cor, que permitem estabelecer melhor relação entre o que é visto na tela e no papel, começam a fazer diferença.
Isso é realizado pela compensação de fatores como contraste de cores e variação de matizes numa mesma foto.
A HP 640C apresentou boa qualidade de impressão em cores. Tanto a equivalência de matizes entre papel e tela quanto o preenchimento do papel se mostraram bastante razoáveis. É ideal para impressão de objetos coloridos, em pequenas quantidades, para uso doméstico ou para pequenas empresas.
O que ajuda o equipamento a atingir o resultado é a resolução de até 600x300 ppp, mesmo em cores (com qualidade otimizada). Isso faz diferença para aplicações em que a cor é importante.
Tal impressora, como as demais de sua classe, não se presta a impressões profissionais em grandes quantidades.
Para impressões de texto e em preto-e-branco, a qualidade de impressão também é boa, e a velocidade de impressão (6 ppm no modo rascunho para páginas de texto completas, 3 ppm em modo normal e 1 ppm em qualidade otimizada) se confirmou, o que torna seu desempenho razoável para aplicações do dia-a-dia.
O design da 640C é bastante agradável. Com a mesma estrutura das impressoras HP jato de tinta de uso pessoal, seu visual foi melhorado com a adição de detalhes como arredondamento de formas e tampa em acrílico.
Instalação e uso são bastante simples. Nota-se, principalmente, a facilidade presente no driver da impressora para otimização de recursos, por exemplo.
No que se refere à cor, é possível ter bom controle de saturação, brilho e tom, bem como a quantidade de tinta utilizada.
A otimização de impressão para fax ou fotocópia e a impressão em escala de cinza também estão disponíveis. Uma imagem fica presente na janela do driver, o que ajuda a prever o efeito das escolha de alguns desses parâmetros.
A escolha do tom é uma característica excelente para produzir o efeito visual final desejado.
No quesito economia de recursos, dá para definir a impressão de mais de uma página por folha, impressão de pôster ou em dupla face.
A impressão colorida se comportou muito bem para uma impressora da categoria jato de tinta, tanto em papel comum quanto em transparências e papel especial. Evidentemente, a qualidade de impressão em papel especial é bem melhor, até porque diferentes mídias diferem em relação à aderência da tinta e à reflexão de luz.
A 640C possui conexão USB, compatível com Macintosh, e paralela, para o "Windows".
Nos testes, apresentou bom desempenho para impressões de textos simples e complexos, com destaque para a impressão em cores com qualidade acima da média para impressoras do seu tipo.


Rosane Minghim é PhD em computação pela Universidade de East Anglia (Inglaterra) e docente do ICMC-USP. Pesquisa em computação gráfica.

Próximo Texto: Scanner é fácil de manipular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.