São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Photoshop 6.0" chega para dominar a rede

MARCELO GRIMBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um dos principais programas de editoração gráfica terá, em breve, uma nova versão no mercado: trata-se do "Adobe Photoshop", que chega à versão 6.0 com recursos para quem produz material para a Internet.
O grande salto é a maior integração com o programa "ImageReady 3.0", também da Adobe, que cria animações. Ele pode ser útil para criar sequências animadas em "JavaScipt".
Outra nova característica é a capacidade de trabalhar com polígonos e linhas de recorte vetoriais, o que permite a exibição de objetos de alta nitidez, independentemente da resolução da figura. Com a barra de opções de ferramenta suscetível ao contexto, o programa também ficou um pouco mais inteligente e, por isso, fácil de ser utilizado.
Agora, quando o usuário clica em um ponto da tela, o "Photo- shop" percebe se ele deseja mexer no plano de fundo, em um texto ou em uma camada, por isso não exige mais que a indicação seja feita manualmente. Esse recurso já existia no concorrente "Corel PhotoPaint", desde a versão 7.
A nova versão do programa tem outras diferenças, pouco explícitas, mas importantes: a ferramenta de seleção com "laço magnético", por exemplo, está mais eficiente que em versões anteriores. Também ficou mais fácil aplicar e editar texto sobre a imagem sem o auxílio de uma caixa especial.
A Folha testou a versão beta 6.0x148, em inglês, do "Photo- shop". A instalação completa exigiu 160 Mbytes de disco rígido.
O programa funcionou até mesmo em um Pentium MMX de 233 MHz com 32 Mbytes de memória RAM, mas seu rendimento deixou a desejar. Para que as tarefas sejam realizadas com velocidade aceitável, é recomendável ter, no mínimo, um chip Celeron e 64 Mbytes de RAM.
Apesar de ser um programa útil, com o qual é possível fazer praticamente tudo a partir de uma imagem qualquer, o soft não será acessível para qualquer pessoa. A versão 6.0 final (para PC e Mac), em inglês, deverá chegar ao Brasil em novembro custando US$ 818 (aproximadamente R$ 1.500).



Texto Anterior: "Mac OS X": Novo sistema do Mac exige mais memória
Próximo Texto: Vira-vira: Softs transformam micro em videogame
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.