São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA FAZER MELHOR
Aprenda a criar tabela para acompanhar contas; "Excel" calcula porcentagem automaticamente
Planilhas ajudam a controlar os gastos

DA REPORTAGEM LOCAL

A planilha eletrônica não é só um instrumento de engenheiros e matemáticos. Ajuda muito na hora de controlar a conta do banco, o consumo do carro ou atividades diversas com cronogramas.
Pense em acompanhar quanto dinheiro você gasta durante o mês, por exemplo. Programas como o "Excel" permitem criar uma tabela simples e chegar com mais folga ao fim do mês.
Dá um pouco de trabalho na primeira vez -você tem de criar toda a estrutura das fórmulas. Mas, depois, você só digita o quanto ganhou e gastou, sem se preocupar com contas e porcentagens complicadas.

Gastos mais comuns
Na coluna A, descreva os gastos mais comuns, como combustível, contas de água e de luz, mercado e telefone. Antes disso, no entanto, reserve quatro linhas para colocar duas fontes de salário e um total de dinheiro recebido. A primeira linha da tabela serve como título para os meses do ano, o que vai ajudar na hora de comparar os gastos entre os meses.
O primeiro passo é inserir uma fórmula que some os salários. Para isso, na linha reservada para o total recebido, clique sobre a célula de um mês qualquer e utilize o botão AutoSoma (símbolo de somatória na barra de comandos).
O "Excel" pede para selecionar as células que você deseja somar -clique e arraste o mouse sobre os valores dos salários e tecle Enter. Aparece o resultado.
Agora, em vez de repetir a operação para cada mês, simplesmente vá até o menu Editar e clique em Copiar (Ctrl+C). Selecione células do total recebido de outros meses e, no mesmo menu, acione Colar (Ctrl+V). O "Excel" considera a fórmula e atualiza o resultado de acordo com o salário de cada mês.
Ao final da lista de contas para pagar, adicione uma linha para totalizar os gastos. Repita a operação anterior e selecione as células onde estão os valores das contas. Utilize os comandos Copiar e Colar para preencher a linha.
Agora é preciso subtrair o total gasto do valor que você recebeu durante o mês. Clique na célula logo abaixo do total de despesas e digite o sinal de igual (faça isso sempre que quiser inserir uma fórmula manualmente).
Em seguida, selecione o valor recebido com o mouse, digite o sinal de menos e, com a tecla Ctrl pressionada, clique sobre a célula que contém o total de gastos. Basta teclar Enter para que o "Excel" calcule o saldo final do mês.
Para saber qual a porcentagem que sobrou de seu salário, também é simples. Logo abaixo, digite o sinal de igual. Selecione o saldo, digite uma barra (sinal de divisão no "Excel") e, então, clique sobre o total recebido. Tecle Enter. Para exibir o resultado em porcentagem, clique sobre o botão % na barra de Formatação.


Texto Anterior: Panorâmica: Aeroportos poderiam ser atacados por hackers
Próximo Texto: Como escolher os candidatos para a nova diretoria da Icann
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.