São Paulo, quarta-feira, 05 de janeiro de 2005

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DIVERSÃO

Seqüência de Half-Life foi a estrela do ano, superando o esperado Doom 3, que é limitado no modo multijogador

Continuações de sucessos marcam 2004

Reprodução
Cena de Half-Life 2, que chegou em 2004, depois de um longo e conturbado desenvolvimento


THÉO AZEVEDO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Sem qualquer dúvida, 2004 foi um ano para ser guardado na memória dos jogadores de PC, graças à safra de bons jogos para a plataforma, boa parte com versão de testes (demo) jogável.
Mesmo diante da escassez de títulos originais, que deram lugar à segurança das continuações para franquias populares, alguns jogos atingiram novos patamares em termos de tecnologia.
Half-Life 2 foi "o" jogo de 2004. Após um período de desenvolvimento conturbado por atrasos e até pelo roubo de parte de seu código-fonte, o game não decepcionou, inaugurando uma nova maneira de utilizar as leis da física nos jogos eletrônicos.
No aguardado duelo entre Half-Life 2 e Doom 3, o primeiro se saiu vencedor, o que não ofuscou o brilho da terceira e aguardada versão de uma das séries mais famosas dos games. Doom 3 proporcionou muitos sustos e carnificinas, mas o estilo de jogo repetitivo e o multijogador limitado o prejudicaram.
Por sinal, 2004 foi um ano pródigo para os fãs dos jogos de ação em primeira pessoa: o gênero ainda recebeu o surpreendente Far Cry, os veículos de Unreal Tournament 2004, a Guerra do Vietnã em Battlefield Vietnam e, enfim, Escape From Butcher Bay, que veio do Xbox para o micro.
Outro gênero que esteve em alta durante 2004 foi o dos MMORPGs (Massively Multiplayer On-Line Role-Playing Games), os RPGs on-line para milhares de jogadores simultâneos. World of WarCraft, EverQuest 2 e City of Heroes encabeçaram a lista dos melhores, mas nenhum deles está disponível oficialmente no Brasil.
Em se tratando de jogos de estratégia, Rome: Total War, ambientado na época em que Júlio César, o maior general de Roma, fez história, mostrou batalhas épicas com mais de 10 mil soldados.
Já Soldiers: Heroes of World War II, embora baseado na cansativamente explorada Segunda Guerra Mundial, superou as expectativas, misturando realismo e características dos jogos de ação.
Os amantes da velocidade não tiveram muitas emoções em 2004, mas Need for Speed Underground 2 substituiu o antecessor à altura, com novas opções de personalização dos carros (tuning), modo de jogo não-linear e trilha sonora caprichada.

Théo Azevedo é editor do site www.theogames.com.br


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