UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Próximo Texto | Índice

DESASTRE NO ESPAÇO

Ecos da explosão

Reprodução
Em sentido horário, tripulação do Columbia em site da Nasa; abertura do site Space Today Online; tela do dossiê feito pelo 'The New York Times'; lamento indiano no site do 'USA Today'



Internet mostra a investigação da queda do Columbia e o debate sobre o futuro das viagens espaciais

RODOLFO LUCENA
EDITOR DE INFORMÁTICA

Horas depois da explosão do ônibus espacial Columbia, no último sábado, já apareciam em um site de leilões on-line ofertas de venda de destroços da nave. O eBay (www.ebay.com) logo tirou as propostas do ar, proibiu tais negócios e disse que denunciaria quem tentasse se aproveitar da tragédia. Mesmo assim, na tarde de segunda-feira, apareciam 4.851 itens à venda se você digitasse as palavras Columbia shuttle.
Estava à mostra uma das faces da internet, que também registra, solidária, o sofrimento dos familiares dos astronautas mortos, procura, inquieta, as causas do desastre, e debate, inquisitiva, o futuro das viagens espaciais.
Antes de tudo, porém, a rede é um enorme depósito de informações, que podem ser pescadas com sites de busca, mas são acessadas mais fácil e organizadamente nas páginas de notícias.
Em português, grandes portais, como Folha Online (www.folha.com.br), Terra (www.terra.com.br), Globo (www.globo.com) e iG (www.ig. com.br) traziam na última segunda-feira o noticiário e links para análises, vídeos e animações.
As investigações feitas pela Nasa (www.nasa.gov) eram o destaque do site do "The New York Times", que montou talvez o mais completo dossiê sobre a perda do Columbia (http://www.nytimes.com/national/nationalspecial/index.html). Outro amplo dossiê está em www.msnbc.com/news/SPACENEWSFront.asp).


Próximo Texto: Diários on-line mostram reação do público
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.