UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LUZ TOTAL

Fuji promete chip mais sensível; fabricantes usam modelo híbrido

Empresa cria um sistema alternativo

DA REDAÇÃO

No que depender dos fabricantes de câmeras digitais, a investida tecnológica da Foveon não ficará sem resposta. No final de janeiro, por exemplo, a Fuji anunciou uma versão aperfeiçoada dos sensores CCD empregados nos modelos atuais.
Batizada de Super CCD SR, a tecnologia, que será adotada em câmeras lançadas neste ano, promete elevar a qualidade de imagem graças a um detalhe engenhoso: intercala dois tipos de pixel (pontos de captação de luz).
No sistema Super CCD SR, os pixels desempenham funções especializadas: uns são maiores e têm alta sensibilidade à luz e outros são pequenos e se encarregam de captar os tons escuros.
Segundo o fabricante, o novo sensor, que alcança resolução de 6,2 Mpixels (milhões de pontos), proporciona faixa dinâmica -diferença máxima entre tons claros e escuros- quatro vezes maior que a oferecida por seu antecessor, o que ajudaria o usuário a produzir fotos melhores em cenas altamente contrastadas.
Canon e Kodak seguem um caminho intermediário: suas novas câmeras EOS-1Ds e DCS Pro 14n, que prometem altíssima resolução -respectivamente 11 e 14 Mpixels-, usam sensores com tecnologia CMOS, a mesma da Foveon, mas sem o sistema de absorção de cores por camadas.


Texto Anterior: Olho humano inspirou desenvolvimento
Próximo Texto: Confira modelos de câmaras digitais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.