UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema contra a pirataria de arquivos é falho

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao utilizar o ThreeDegrees, fica evidente a preocupação da Microsoft com a possível utilização do programa na pirataria de arquivos via internet.
Ao acionar o recurso musicmix, por exemplo, surge uma mensagem aconselhando o usuário a ouvir músicas "apenas com amigos próximos e com a família" e sugerindo que ele "respeite a legislação".
Também há uma salvaguarda técnica: quando um dos usuários que estiverem participando de uma audição conjunta se desconecta da rede ou clica no botão Time Out, as músicas que ele compartilhou ficam inacessíveis aos demais.
Mesmo já tendo sido copiadas para os PCs dos outros usuários, as músicas não podem mais ser ouvidas, pois somem -o gerenciador de arquivos Windows Explorer não consegue localizá-las.
Mas há uma brecha de segurança: se um dos usuários empregar o soft Total Recorder (www.highcriteria.com) durante a audição, conseguirá gravar as músicas como se usasse um toca-fitas para capturar canções de rádio FM.
A Microsoft diz possuir uma tecnologia (Secure Audio Path) que impediria essa prática, mas ela não foi implementada na versão de testes do ThreeDegrees. (BG)


Texto Anterior: Multimídia: Microsoft adere à troca de músicas via rede
Próximo Texto: KaZaA é o programa mais usado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.