São Paulo, quarta, 5 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANIMAÇÃO

Festival traz cem curtas tecnológicos

Reprodução
Cena de 'Geri´s Game', Oscar 98 de melhor curta de animação, que testou técnicas que reproduzem expressões humanas


EMERSON VOLTARE
free-lance para a Folha

Pela segunda vez, só que agora em versão integral, o Anima Mundi, festival internacional de animação, aporta em São Paulo no próximo dia 12 com atrações para quem gosta de tecnologia a serviço da criatividade.
Mostras de curtas high-tech -premiados ou feitos por iniciantes- e workshops com feras da computação gráfica prometem um evento de alto nível no MIS (Museu da Imagem e do Som).
Entre os mais de cem filmes na Mostra Oficial de Cinema, o destaque fica para o do norte-americano Jan Pinkaya "Geri's Games", vencedor do Oscar.
Foram testados, durante dois anos, os mais recentes recursos de computação gráfica para reproduzir figuras e expressões humanas, nos estúdios da Pixar.
Mas não é só no circuito dos grandes estúdios comerciais que o festival se prende. Trabalhos autorais, principalmente brasileiros, devem revelar novos talentos

Desmitificar a informática
Um dos objetivos do festival é desmitificar o uso do computador na animação. Para tanto, workshops para profissionais e para iniciantes estão agendados.
O ministrado pelo designer da Disney Ruy Aragon, por exemplo, é direcionado a profissionais da área de cinema, artes gráficas e comunicação. Existem também duas oficinas para crianças onde elas vão poder desenvolver softwares de animação.
Outro destaque é a possibilidade de um bate-papo ao vivo com alguns tops da área. O dono de um dos primeiros estúdios de animação da França, Georges Lacroix, vai dar essa canja na abertura.


Onde encontrar - de 12 a 16 de agosto no MIS, avenida Europa, 158 (tel. 011 881- 4417). Site: www.animamundi.com.br


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.