UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOFTWARE

Leia teste do sistema operacional Longhorn, que deverá chegar apenas em 2005 e promete organizar arquivos do usuário

Sucessor do Windows apresenta falhas

Reprodução
Tela do gerenciador de arquivos do sistema operacional Longhorn, que sucederá o Windows XP em 2005


BRUNO GARATTONI
ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES

Após apresentar, em evento realizado semana passada nos EUA, a próxima versão do sistema operacional Windows, a Microsoft distribuiu uma cópia de desenvolvimento do programa, que se chama Longhorn (msdn.microsoft.com/longhorn) e só deverá ser lançado em 2005. A versão distribuída, que é anterior à mostrada nos EUA, foi testada em primeira mão pela reportagem.
A principal inovação do Longhorn é o recurso WinFS, que promete organizar automaticamente os arquivos do usuário. Infelizmente, o WinFS apresentou problemas durante os testes.
A organização de documentos funcionou -ao selecionar a opção Photos and Videos ou a opção Music, por exemplo, o sistema agrupou todos os arquivos de imagem (formatos JPG, BMP e AVI) ou todas as músicas (formato MP3). O problema é que o Longhorn não fez isso de maneira automática, ou seja, foi preciso copiar manualmente os arquivos para a pasta virtual DefaultStore para que a organização de documentos pudesse ser acionada. O ideal seria que o sistema escaneasse sozinho a pasta Meus Documentos (My Documents).
A função Show communications history, que se mostrou interessante durante a demonstração feita pela Microsoft nos EUA, não funcionou nos testes. Ela serve para ver, com dois cliques, o histórico de comunicações (e-mails, bate-papos e arquivos trocados) do usuário com outra pessoa.
O recurso Information Agent permite criar regras para várias situações. Criando, por exemplo, uma regra chamada "reuniões", o usuário pode determinar que o sistema não emita sons nem mostre janelas de bate-papo, ou só exiba e-mails urgentes e de colegas. Infelizmente, esse recurso não funcionou durante os testes.
Além de travar com frequência, o WinFS nem sempre permitiu criar associações (stacks) entre arquivos de tipos diferentes -textos e imagens, por exemplo.
O reconhecimento de arquivos foi lento: num PC com chip Pentium 4 de 1,4 GHz, 256 Mbytes de memória RAM e disco rígido de 5.400 RPM, copiar um lote de 102 fotos para a pasta DefaultStore levou dez minutos e 34 segundos.
Além disso, o carregamento do Longhorn levou mais de sete minutos -o mesmo micro carrega o Windows XP em pouco mais de 30 segundos. O problema está ligado à memória RAM: enquanto o Windows XP ocupa cerca de 90 Mbytes, o Longhorn exige mais de 400 Mbytes. Cabe lembrar que o soft ainda está em desenvolvimento -pode melhorar até 2005.

O jornalista viajou a convite da Microsoft


Texto Anterior: Incompatibilidade prejudica tocador
Próximo Texto: Soft promete melhorar segurança do PC
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.