São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Impressora a laser ganha mais espaço

DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado brasileiro de impressoras cresce mais que a média mundial, de acordo com a IDC Brasil, que faz consultoria na área de tecnologia.
O consumidor doméstico ainda possui mais modelos a jato de tinta, mas as impressoras a laser têm ganhado espaço, afirma Luciano Crippa, analista de mercado de produtos de consumo da IDC. "O mercado jato de tinta tem crescimento de quase 14%, enquanto o do laser tem crescimento de 55%", diz o analista.
"Se o consumidor quer imprimir colorido, opta por uma a jato de tinta, que é bem mais barata. Uma a laser, para fazer esse tipo de impressão, custa mais. Mas, a longo prazo, a impressão por folha impressa nesse segundo tipo acaba saindo mais barata", completa.
Crippa afirma, ainda, que o mercado de multifuncionais também apresenta crescimento. "O usuário imprime, usa o scanner, manda fax. O preço está tão equiparado que ele acaba optando pelo três-em-um."
A IDC Brasil divulgou balanço em que mostra que as vendas de impressoras no Brasil superaram a média mundial, de 5%, e tiveram alta de 19% entre 2006 e 2007.
Foram vendidos 4 milhões de unidades no ano passado, contra 3,4 milhões em 2006.
Para este ano, a expectativa é que modelos voltados para impressão de fotografias ganhem espaço. A IDC estima, também, que a venda de multifuncionais a jato de tinta deve crescer 16%, enquanto os modelos a laser, 21,5%. (DA)


Texto Anterior: ESP5, da Kodak, é boa para fotografia
Próximo Texto: Epson Stylus T23
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.