São Paulo, quarta-feira, 06 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por cliques, publicidade se disfarça de blog

Sites cheios de anúncios enganam buscadores

DA REPORTAGEM LOCAL

A nova maldição da internet são os spam blogs, diários virtuais que estampam quase que exclusivamente anúncios e atraem visitantes usando táticas que enganam serviços de busca como Google e Yahoo!.
O objetivo dos criadores dos splogs, como são chamados esses sites, é fazer com que os internautas inadvertidos cliquem na publicidade ali mostrada. Os cliques que podem levar a lojas virtuais são a fonte de renda dos splogueiros. Para atrair o público, as páginas do splogs são publicadas com palavras muito pesquisadas -dessa forma, enganam os programas de busca e têm chance de aparecer no alto das listas de resultados.
De acordo com Tinn Finn, pesquisador da Universidade de Maryland em entrevista à revista "Wired" de setembro, 56% dos blogs de língua inglesa são, hoje, splogs.

A batalha
Os splogs são combatidos por grupos que procuram defender a blogosfera da contaminação publicitária, tentando retirar do ar os endereços maliciosos. Sites como o Splog Reporter (www.splogreporter.com) e o Fight Splog (www.fightsplog.com) recebem endereços de sites nocivos encontrados por internautas e enviam as denúncias para o provedor. Blogueiros como o Fighting Splog (fightsplog.blogspot.com) divulgam listas para alertar os internautas. (GP)


Texto Anterior: Terra lança canal musical com venda de downloads
Próximo Texto: Samsung lançará loja de canções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.