São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede também mostra derrotas

DA REPORTAGEM LOCAL

A queda do Muro de Berlim, o fim do PCI, o debacle da URSS. A internet também traz textos e fotos das derrotas da esquerda.
Um bom endereço com textos em espanhol é www.historiasiglo20.org/enlaces/mundocomunista.htm. Há artigos sobre o Pacto de Varsóvia, a Primavera de Praga e a queda do comunismo no Leste Europeu.
Dia 9 de novembro, comemora-se a Queda do Muro de Berlim. O site da BBC de Londres (www.bbc.co.uk/portuguese/espberlinimg.htm) tem fotos de 1999. Sobre o colapso dos regimes socialistas do Leste Europeu, leia em www.socio-estatistica.com.br/berlim.htm.
Não deixe de visitar www.wall-berlin.org/gb/berlin.htm, com versões em alemão, francês e inglês. Traz fotos, mapas e textos.
Em português, leia sobre o fim do comunismo em www.terra.com.br/voltaire/atualidade/russia_hoje.htm.
A vitória de Allende, no Chile, seu governo e o golpe de Pinochet podem ser consultados no site www.geocities.com/educhile_1970s.
No Brasil, um movimento que fracassou foi a Intentona Comunista, em 1935. Leia sobre o assunto em www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/
humanas/historia/jornais/34intentona.html
.
Em www.uol.com.br/rionosjornais/rj34.htm, há as manchetes de jornais da época. O governo brasileiro tem seção especial dedicada ao assunto, em www.exercito.gov.br/01Instit/Historia/sinopse/geracoes.htm.
No site elogica.br.inter.net/crdubeux/hcomunista.html, também há explicações sobre o fracasso do movimento.
Sobre o fim do PCI, leia debates em www.artnet.com.br/gramsci/arquiv6.htm. Veja imagens no site www.centroliguredistoriasociale.it/af25.html. A derrota esquerdista nas eleições francesas está em www.electionpresidentielle.com. (MZ)



Texto Anterior: Leia a história das revoluções
Próximo Texto: Gorbatchov
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.