São Paulo, quarta-feira, 06 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Câmera apresenta múltiplas funções

ALTOS E BAIXOS DCP4, da Pentax, destaca-se pela diversidade de opções, mas a resolução de 2 Mpixels é um ponto fraco

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
ANDRÉ RICARDO BACKES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A câmera Digitron DCP4 tem como principal característica sua múltipla funcionalidade. Ela reúne em um único aparelho funções como tocador de MP4, sintonizador de rádio FM, gravador e leitor. Trata-se de uma câmera com design simples, elegante e compacta -ela cabe na palma da mão.
Acompanha o produto um manual bem informativo, mas disponível apenas em inglês, e um CD de instalação. No CD, estão contidos os drivers necessários para conectar a câmera ao PC e um software com recursos básicos para edição e gerenciamento de imagens. Tanto os drivers quanto o programa são de fácil instalação.
A Digitron DCP4 pode ser ajustada em três modos de qualidade (normal, fino e superfino) e em quatro tamanhos diferentes. As fotos são salvas em JPEG. A resolução, de 2 Mpixels, é muito baixa para os padrões atuais disponíveis no mercado. O ideal seriam pelo menos 4 Mpixels.
O zoom tem ampliação máxima de 4x. No entanto, por ser um zoom apenas digital, a qualidade das fotos fica prejudicada devido à baixa resolução da câmera. Outro problema é a ausência de flash embutido.

Filmadora
Além de fotos, é possível fazer vídeos caseiros. Nesse modo, os vídeos são capturados com áudio, com uma resolução de 320x240 pontos, e salvos no formato ASF. Há opções de captura a taxas de 15 ou de 30 quadros por segundo. Tanto na gravação de vídeos como nas fotografias, é possível aplicar efeitos como sépia e foto em branco-e-preto.
Por ser multifuncional, a câmera demanda uma quantidade considerável de memória. É possível encontrar duas versões dela no mercado: com 256 Mbytes ou com 512 Mbytes, capacidades expansíveis por um cartão do tipo SD de até 1 Gbyte.
Com um visor LCD colorido de 2,5 polegadas, cobrindo quase toda a parte traseira, é possível visualizar as imagens e os vídeos com grande nitidez e qualidade. No visor, é exibido também o menu, em que cada função é representada por um ícone grande e bem definido.

Conexões
As fotos são transferidas para o computador por meio de uma conexão USB 2.0 e de um software (ambos inclusos no produto). O software é de fácil instalação e utilização, e a transferência das fotos é feita de maneira rápida e sem complicações. A saída USB permite ainda que a câmera seja utilizada como uma webcam. Para isso, basta ativar a opção correspondente no menu.
A câmera possui também entrada e saída AV. A primeira permite conectar a máquina diretamente a um televisor, a um videocassete ou a um DVD e gravar o conteúdo que está sendo exibido. Já a saída AV (que também funciona como saída para os fones de ouvido que acompanham o produto) permite utilizar o modo webcam. É possível conectá-la diretamente à TV, nos modos NTSC e PAL, ou simplesmente visualizar as fotos e os vídeos armazenados. Outra possibilidade é enviar as fotos diretamente para uma impressora compatível com a tecnologia PictBridge.

Texto Anterior: Segurança: Volume de spam aumenta no final do ano
Próximo Texto: Modo exibe a letra da canção tocada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.