São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mapas do Brasil do século 18 podem ser consultados on-line

Coleção com milhares de cartas históricas pode ser vista até em mundo 3D

DA REPORTAGEM LOCAL

A internet e o suporte digital não servem apenas a mapas cheios de tecnologias inovadoras. Existem muitas raridades na rede.
David Rumsey coleciona mapas históricos há mais de 20 anos. Em 1999, ele lançou o site www.davidrumsey.com com alguns de seus itens digitalizados -eram 2.000 à época, hoje são mais de 15.000.
O acervo com material brasileiro reúne mais de 60 mapas, alguns do século 18.
Organizado, é possível procurar mapas pelo tema (como clima, rios ou religião), pela data ou pela localidade, entre outras opções.
Além disso, a página oferece navegadores visuais para vasculhar a coleção de Rumsey.

Mundo virtual
Além de mapas e atlas, o acervo conta com reproduções de livros de exploradores, com ilustrações mostrando a flora ou os habitantes de um local, por exemplo.
Até quem explora o novo mundo de Second Life pode encontrar os mapas do acervo de Rumsey.
No ambiente virtual em três dimensões, há várias reproduções das raridades do colecionador -e algumas aproveitam as possibilidades do universo de Second Life, com reconstituições tridimensionais das cartas históricas. (GVB)


Texto Anterior: Wikipédia do turismo traz dados sobre mais de 20 mil destinos
Próximo Texto: Teste USP: Confira os destaques do ano que passou
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.