São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feminismo aparece na rede

DA REPORTAGEM LOCAL

A presença feminina na Internet vai muito além dos sites comerciais para mulheres. Afinal, páginas de organizações não-governamentais de cunho feminista proliferam pela rede, com opiniões, dicas e orientações de mulher para mulher.
Uma dessas organizações é o Grupo Origem, que fez o site www.mulher.org.br. Ele traz informações sobre direitos da mulher, aleitamento materno e câncer de mama, além de links para páginas semelhantes.
Outro site feminista é o www.redemulher.org.br. "Informamos a quantas anda a luta pelos direitos femininos mundo afora", diz Vera Vieira, coordenadora da Rede Mulher.
Também na briga por direitos está o site Católicas pelo Direito de Decidir (www.cddbr.cjb.net), que luta contra o fato de a Igreja Católica ser contrária ao aborto e ao uso de contraceptivos. "Somos uma ONG que tenta dizer para as católicas que é possível ter uma sexualidade mais livre, sem deixar a religião de lado", diz Dulce Xavier, 46, relações-públicas da organização.
Com essa temática, há o americano www.cath4choice.org, que tem versão em português.
Quanto a sites estrangeiros, boas paradas são o www.now.org, que traz fóruns de discussão e notícias sobre o movimento feminista, o www.madre.org, que apóia famílias em países carentes, e o bem-humorado www.penelopes.org, em francês.
Para feministas que também estão na luta contra o preconceito racial, há o www.geledes.com.br, da organização de mulheres anti-racistas Geledés.


Texto Anterior: Sites femininos celebram Dia da Mulher
Próximo Texto: Internet traz história da data
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.