São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vírus ataca a rede Gnutella

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você costuma trocar arquivos na rede Gnutella, cuidado: foi descoberto um vírus que se propaga infectando programas como o "LimeWire", o "BearShare" e o "Gnotella". A contaminação acontece da seguinte maneira: quando você tenta copiar um arquivo de um PC que esteja contaminado, o vírus se disfarça e toma o lugar do arquivo desejado.
Isso significa que você pode fazer o download do vírus pensando que está copiando uma música ou uma foto, por exemplo. Quando o arquivo é aberto, o vírus contamina a sua máquina e tenta aplicar o mesmo truque em outros PCs.
Segundo fabricantes de antivírus, a praga -que foi batizada de "W32/Gnuman.worm"- não causa danos ao micro, mas nada impede que alguém desenvolva uma versão mais poderosa.
Para diminuir o risco de contaminação, vale a pena atualizar o seu antivírus fazendo o download das vacinas fornecidas pelo fabricante. Outra maneira de detectar o vírus é observar seu tamanho: os arquivos contaminados têm apenas 8 Kbytes.
Se o seu PC não tiver um antivírus, visite endereços como www.symantec.com, www.pandasoftware.com.br, http://download.mcafee.com e www.trendmicro.com.br, que oferecem versões de teste para download. (BG)


Texto Anterior: Justiça: Napster começa a bloquear arquivos MP3
Próximo Texto: Microsoft tem vitória parcial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.