São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Symbian e GSM dão acesso a mais opções

DA REPORTAGEM LOCAL

A quantidade de programas desenvolvidos para os telefones GSM com sistema operacional Symbian se deve à liderança de mercado dessas duas tecnologias.
O sistema de transmissão GSM (www.gsmworld.com), adotado na Europa, é o mais usado no mundo, com 1,02 bilhão de usuários (72% do mercado).
A Symbian (www.symbian.com) é uma companhia que foi fundada em 1998 por Nokia, Ericsson e Motorola e Psion para criar um sistema operacional (programa que coordena as principais funções do aparelho) para celulares. Com o tempo, Siemens e Panasonic se juntaram ao consórcio, e outras empresas, como Sony, Samsung e LG, passaram a adotar o software da Symbian. Hoje, a Symbian enfrenta a turbulência causada pela Psion, que resolveu vender sua participação e motivou uma disputa de poder entre Nokia e Sony Ericsson. Segundo o IDC, a Nokia lidera o mercado mundial de celulares, com 34%. O sistema da Microsoft (www.microsoft.com/windowsmobile), que ainda não chegou ao Brasil, tem pouca difusão. A empresa atribui isso ao pouco tempo de mercado do produto, lançado em 2003, e aposta na discórdia entre os fundadores da Symbian para crescer.


Texto Anterior: Alguns programas compatíveis com celulares da série 60
Próximo Texto: Ericsson aceita editor de textos e planilhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.