São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOWNLOAD

Soft cria listas simples

Organize sua coleção com a ajuda do micro

JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com a ajuda de um programa especial, o passatempo de colecionar filmes, livros ou CDs fica mais organizado e simples. É possível criar listas com opção de sistema de busca, armazenar detalhes sobre as peças da coleção e controlar o empréstimo.
Com o All Media Library 7.11 (6,3 Mbytes com versão para avaliação em www.latshaw.com/download.htm), o colecionador pode criar uma espécie de banco de dados para milhares de títulos em DVDs, CDs, livros e revistas. Na lista de itens colecionáveis que o programa apresenta também estão presentes games e softs.
Para encontrar suas músicas ou filmes preferidos, há um sistema que permite fazer buscas com critérios como data, nome do artista e duração da obra. Há também uma ferramenta para controlar o material da coleção emprestado.
O programa já vem com um modelo pronto de coleção, que o usuário pode utilizar como ponto de partida para criar sua própria lista. Começar uma nova base de dados, porém, é bem simples.
É só escolher a opção Create New Library em File e clicar em Proceed. Após adicionar as informações do primeiro item, clique no ícone com o sinal de mais ou use o comando Ctrl+A, para catalogar outro item.
Na barra de ferramentas, existe um link para uma agenda onde você pode guardar dados sobre outros colecionadores. O All Media Library exporta as coleções para bancos de dados no formato do Access e pode compactar e fazer cópias de segurança das listas.
Para restringir e proteger o acesso aos dados da coleção, basta habilitar as opções de segurança (Library Settings) presente no item Tools. Na janela que será aberta, após incluir o nome e algumas informações para identificar a base de dados, clique na aba Security e marque a caixa Use Library Security Features. Aparecerão três opções: Browser, Editor e Administer, que limitam determinado usuário apenas a navegar, editar ou ter total controle do sistema, respectivamente.
Os pontos fracos do programa ficam por conta da instalação, que pede que o sistema seja reiniciado, e das cores escuras da interface, que, no início, prejudicam a navegação. A facilidade de uso e as opções para organização e busca compensam esses senões.
A versão completa do All Media Library 7.11 custa US$ 99 e pode ser comprada em www.latshaw.com/purchase.htm.


Texto Anterior: Empresas apostam na compra via web
Próximo Texto: Foto digital: Preço é diferencial entre serviços
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.