UOL


São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA DIGITAL

Synapse monitora preferências do usuário e sugere títulos selecionados; programa só reconhece canções já tocadas

Soft propõe repertório MP3 personalizado

DA REPORTAGEM LOCAL

Por maior que seja a sua coleção de músicas, provavelmente haverá ocasiões em que você ficará sem saber o que ouvir, indeciso entre dezenas, centenas (ou milhares) de arquivos MP3. Nesses casos, pedir ajuda ao micro pode ser uma alternativa interessante.
Os tocadores musicais Windows Media Player 9, para PCs com sistema Windows XP, e iTunes 4, para Macintosh, já trazem recursos que prometem criar repertórios novos de acordo com as preferências do usuário, mas eles adotam critérios relativamente simples.
O programa Synapse almeja maior precisão: além de observar quais arquivos o usuário ouve, percebe por quanto tempo cada um foi tocado -registrando, por exemplo, o eventual desgosto com uma canção nova. Em seguida, sugere novos títulos.
O Synapse está disponível em duas versões: a completa, que inclui um tocador musical (760 Kbytes; www.synapseai.com), e a simplificada, que se conecta ao ótimo tocador Winamp 2.x. Embora a versão completa traga recursos interessantes -permite montar um mapa 3D entre músicas, por exemplo-, sua interface é confusa e difícil de usar.
Por isso a melhor opção é instalar a versão simplificada (180 Kbytes; www.synapseai.com/brain-winamp2-1.0.9.exe). Se você não tem o tocador Winamp 2.x, pode obtê-lo gratuitamente em classic.winamp.com.
Sempre que você abrir o Winamp, um ícone com a letra "b" surgirá ao lado do relógio do Windows. Ele indica que o Synapse está monitorando as suas preferências musicais.
Segundo os criadores do software, o ideal é deixar o programa monitorar o seu repertório musical durante algumas horas de audição antes de convidá-lo a sugerir canções.
Depois desse período de aprendizado, clique com o botão direito do mouse na letra "b" e observe as opções exibidas. As duas mais importantes se chamam Brainplay e View Stats.
A primeira aciona o repertório artificial criado pelo Synapse. Como os detalhes técnicos do soft ainda não foram divulgados, é difícil avaliar sua eficácia, mas, em testes realizados após alguns dias de monitoramento, o Synapse produziu sugestões relevantes.
Por outro lado, o programa só sugere músicas que já tenham sido ouvidas pelo menos uma vez, o que limita a criatividade dos repertórios artificiais.
A segunda opção (View Stats) aciona uma ferramenta que permite buscar músicas de acordo com o nome e a frequência de execução de cada uma. (BG)


Texto Anterior: Mostrar intimidade gera processo
Próximo Texto: Programa para trocar arquivos tem nova versão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.