São Paulo, quarta-feira, 07 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet

Mensageiros instantâneos ganham versões on-line

BATE-PAPO Comunicadores que usam navegador como base são mais seguros e exibem menos janelas e sons do que as suas versões originais instaladas nos PCs

JULIANO BARRETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Sites inteligentes, que imitam a aparência e as funções de programas convencionais, viraram moda na internet. Editores de textos, de planilhas e antivírus são alguns dos exemplos de softs que foram parar na rede.
A onda da web 2.0, porém, também beneficiou um tipo de ferramenta que tem uma relação muito mais direta com a rede: os programas para troca instantânea de mensagens.
Com as versões on-line dos programas de bate-papo, é possível carregar listas de contatos, enviar sinais especiais (emoticons) e conversar com várias pessoas usando apenas uma janela do navegador.
Os serviços são gratuitos e não pedem novas senhas ao usuário, que entra na rede com o e-mail e o apelido que usa no MSN ou no Yahoo! Messenger.
Criados por empresas sem vínculos com os grandes portais, os mensageiros seguem as preferências dos internautas. Existem mais opções de acesso à rede do MSN Messenger, do que para acessar o ICQ/AIM ou o Yahoo! Messenger.
Alguns sites podem acessar redes diferentes com a mesma eficiência.

Por que é bom
Além da conveniência de conversar com seus contatos em qualquer computador com acesso à internet, os comunicadores on-line têm outros atrativos. Como não recebem arquivos e não exibem animações, os mensageiros genéricos são mais seguros que seus equivalentes originais.
Outro ponto positivo, ao menos para quem valoriza à privacidade, é que suas conversas não ficam registradas no seu computador. Os mensageiros on-line também são mais simples: possuem menos anúncios e alertas sonoros do que os programas originais.

Por que é ruim
Quem não acessa a rede mundial via banda larga pode encontrar dificuldades para abrir os mensageiros on-line.
E mesmo quem usa internet rápida pode encontrar lentidão em determinados horários.
Falhas que resultam em problemas no envio e no recebimento de mensagens não são raras. Usar as versões on-line também pode frustrar os fãs de papo com voz ou com webcam. Não há serviço conhecido que ofereça esse tipo de benefício operando apenas com a ajuda de um navegador básico.


Texto Anterior: Necessidade é a mãe da criação de softwares
Próximo Texto: 68%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.