São Paulo, quarta-feira, 07 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança

Microsoft lança antivírus próprio

ESTREANTE DE PESO Windows Live OneCare estréia serviço pago de proteção que chacoalha mercado

DA REPORTAGEM LOCAL

Só uma empresa do porte da Microsoft poderia mexer tanto no mundo digital anunciando apenas um produto. Após tornar oficial a cobrança de assinaturas para o portal de serviços Windows Live OneCare (www.windowsonecare.com), a empresa de Bill Gates começou uma provável revolução no mercado de segurança digital.
Vendendo soluções on-line para problemas originados em deficiências de seus próprios produtos, a Microsoft ataca diretamente as empresas líderes do mercado atual e mira na substituição dos produtos vendidos em prateleiras por serviços baseados na internet.
O portal de segurança que protagoniza essa tentativa de guinada oferece assinaturas de US$ 49,95, que dão acesso a versões on-line de antivírus, de firewall, de programa para criação de cópias de segurança e de ferramentas para manutenção do sistema operacional.
Graças ao modelo virtual, a Microsoft permite que um assinante use os programas de proteção em até três máquinas pelo mesmo preço.

Reação em cadeia
Symantec e McAfee, duas das grifes mais famosas na área de antivírus e de proteção digital, já anunciaram planos de lançar produtos que façam frente ao Windows Live OneCare.
Ambas têm intenção de vender ferramentas que funcionem por meio do navegador, a exemplo da iniciativa da nova concorrente, a Microsoft.
A resposta da Symantec atenderia pelo nome de Norton 360 e tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2007.
Já a McAfee prepara seu contra-ataque com o anúncio de um serviço provisoriamente chamado Falcon, que seria lançado até o final deste ano.

Web 2.0 de tolo
Apesar de ser considerado um serviço totalmente baseado na internet, o Windows Live OneCare exige a instalação de alguns acessórios para que possa funcionar.
Outra exigência incômoda do serviço é o uso do Internet Explorer, navegador que possui um extenso histórico de falhas de segurança.
Brasileiros interessados em contar com os serviços de proteção do OneCare precisam esperar. O site pago só funciona para quem estiver nos EUA.
Ainda é possível, porém, experimentar o serviço da Microsoft gratuitamente por 90 dias. Além disso, as principais fabricantes de antivírus da atualidade têm ferramentas gratuitas para a varredura contra pragas em seus sites. (JB)


Texto Anterior: Multimídia
Próximo Texto: Brasil é ameaçado por soft que monitora teclado do PC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.