São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENDEREÇOS ON-LINE

Internet comemora cem anos de Neruda

DA REPORTAGEM LOCAL

O centenário do nascimento do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973), celebrado no próximo dia 12, é lembrado também na internet, em sites que trazem informações sobre o autor e até a reprodução completa de sua obra.
Neruda recebeu o Prêmio Nobel de literatura em 1971. Na página www.nobel.se/literature/laureates/1971/neruda-bio.html, você descobre que o verdadeiro nome do poeta era Neftalí Ricardo Reyes Basoalto. Vê também que, na Espanha, durante a Guerra Civil, ele se juntou ao movimento republicano. Depois escreveu a coleção de poesias "España en el Corazón" (1937).
A Universidade do Chile mantém em www.uchile.cl/neruda página com links para textos sobre o centenário do nascimento do poeta. Não deixe de visitar o item Obra, em que pode escutar Neruda recitando "20 Poemas de Amor y una Canción Desesperada" (1968) e "Los Versos del Capitán" (1969).
O site Arte História (www.artehistoria.com/historia/personajes/7381.htm) narra detalhes de sua biografia e seu retorno ao Chile após o golpe de Estado que levou ao poder o general Augusto Pinochet.
Margarita Aguirre, secretária de Neruda, publicou uma cronologia sobre o poeta, que está disponível em www.chilevive.cl/homenaje/neruda/biografia.shtml.
A Fundación Pablo Neruda, em www.neruda.cl, oferece também uma fotobiografia. Vá até www.centenariopabloneruda.cl e conheça detalhes das casas onde o poeta morou no Chile.
(MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Softs gratuitos são eficientes
Próximo Texto: Imagem digital: Visor e leveza são destaques em câmera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.