São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2004

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DIVERSÃO

Game tem poucas semelhanças com o filme, é simples e previsível, apesar de repleto de ação

Homem-Aranha 2 não empolga no micro

THÉO AZEVEDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A segunda aventura do Homem-Aranha chegou ao país na semana passada e não ficou limitada apenas à telona. Seguindo a tendência da dobradinha entre Hollywood e os videogames, o duelo entre o herói e o Dr. Octopuss inspira um jogo para PC.
Mas, diferentemente do que se poderia imaginar, Spider-Man 2: The Game tem pouco a ver com o filme, a não ser pela aparição de vilões conhecidos e pela dublagem dos atores Tobey Maguire, Kirsten Dunst e Alfred Molina, que emprestaram suas vozes aos personagens Homem-Aranha, Mary Jane e Dr. Octopuss.
O jogo é ação do início ao fim, mesclando pancadaria e a possibilidade de explorar as ruas e arranha-céus de Manhattan. Naturalmente, as habilidades do Homem-Aranha são fundamentais para salvar Nova York de Octopuss e seus tentáculos mecânicos.
A variedade de golpes está longe de ser abrangente. Com apenas um botão, é possível executar socos, chutes ou até mesmo arrancar armas das mãos dos inimigos.
As missões, embora variadas, não são das mais empolgantes. O jogador deve guiar o Homem-Aranha por ruas e edifícios, impedindo crimes e enfrentando supervilões difíceis de abater.
Infelizmente, Spider-Man 2 é mais um daqueles jogos inspirados em filmes que não aproveitam como poderiam a magia transmitida nas telonas.
Não que seja de todo ruim: para quem é fã do herói e sente falta de jogos simples de pancadaria nos PCs, Spider-Man 2 pode até valer a pena. Agora, quem assistiu ao filme e espera encontrar no game uma narrativa similar certamente se decepcionará. Entre uma fase e outra, até são exibidas animações que desenrolam a trama, nada suficiente para envolver o jogador no clima. A trilha sonora cumpre seu papel, em efeitos sonoros realistas unidos à dublagem dos atores do filme.
Os comandos foram simplificados demais, deixando tudo muito fácil e repetitivo. Só nas fases finais, as coisas ficam mais complicadas e desafiadoras. Por isso, antes de arriscar a compra, procure experimentar a demo do jogo (www.3dgamers.com/games/spiderman2), que tem cerca de 165 Mbytes.
Para jogar, é necessário ter um Pentium III de 600 MHz ou equivalente, 128 Mbytes de RAM (256 Mbytes no Windows 2000 ou XP), 1,2 Gbyte de disco rígido, placa de vídeo 3D de 16 Mbytes e Windows. Distribuído pela Electronic Arts (tel. 0/xx/11/5505-3713), o jogo custa R$ 99.


THÉO AZEVEDO é editor do site www.theogames.com.br


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