São Paulo, quarta-feira, 07 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lévy e Gil debatem a cibercultura

CARLOS MINUANO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SANTOS

O que foi a cibercultura e o que será dela no futuro? Para arriscar previsões, o evento Cibercultura 10+10 reuniu em Santos, na semana passada, o filósofo Pierre Lévy, o músico Gilberto Gil e pesquisadores do tema. O encontro também marcou os dez anos do lançamento da edição brasileira de "Cibercultura", de Lévy (editora 34, 264 págs, R$ 38).
A emergência das periferias não apenas geográficas, mas de ideias, foi apontada como uma das vertentes da internet que devem ganhar força. "A rede não tem centro, sua dinâmica está nas pontas, no PC de cada um, onde jovens se encontram para criar novas aplicações", afirma o sociólogo Sérgio Amadeu.
Para Pierre Lévy, o que deve prevalecer é o diálogo entre culturas. "Precisamos compreender que fazemos parte da mesma humanidade". Ele ressalta que não se sente no centro ou na periferia. "Por que não imaginar uma grande civilização da consciência coletiva?", questiona.
As investidas contra a liberdade na rede também ganharam os holofotes. Entre os exemplos citados, foram destacadas a lei Azeredo que, se aprovada, mudaria o uso da internet no país; a chamada lei Sarkozy, que passa a valer na França em 2010; a disputa nos EUA entre operadoras por controle de fluxos de informação, restringindo aplicações e conteúdos; e a proibição na Alemanha do programa Tor, que permite o anonimato na rede.
O músico e ex-ministro Gilberto Gil repassou seu repertório influenciado pela tecnologia e liberou tudo para remix durante uma oficina de criação interativa com ferramentas de gravação em software livre.
Downloads de imagens, falas e canções gravadas nos dois dias do evento podem ser feitos no site do encontro (www.cpflcultura.com.br).


Texto Anterior: Espionagem: Caneta espiã tem luzes que revelam ação
Próximo Texto: Eventos on-line: Acontece na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.