São Paulo, quarta-feira, 07 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema classifica 5 milhões de categorias

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Kosmix (kosmix.com) exibe uma página com textos, fotos e vídeos sobre o assunto pesquisado.
Se você estiver procurando um cantor, vão aparecer algumas de suas apresentações no YouTube; se buscar por um modelo de celular, vai se deparar com as resenhas que o aparelho recebeu na Amazon.
De acordo com uma analogia usada pelos próprios criadores do Kosmix, fazer uma busca no Google é como procurar coisas nas páginas amarelas, que diz quais são os endereços desejados. O Kosmix seria como jornais ou revistas, que reúnem e organizam a informação.
A tecnologia utilizada pelo buscador classificou cerca de 5 milhões de categorias -como pessoas, modelos de carro ou tipos de queijo- e mapeou a maneira como elas se relacionam. Assim, o buscador sabe que Fernando de Noronha é, além de um arquipélago, um destino turístico, e apresenta guias úteis. Mas só em inglês.

Teste
Ao procurar por Barcelona, o internauta pode ler informações da cidade e dos distritos considerados mais interessantes para turistas.
Ainda é possível ler o início de resenhas, dicas e postagens de blogs sobre a cidade. O Kosmix indica alguns links para vídeos de tours e guias da cidade que podem ser comprados pela internet e apresenta uma seção de perguntas e respostas, que tratam inclusive da segurança de Barcelona.
Faltou apresentar um mapa na primeira página -como faz a busca do Google- e dar resenhas de hotéis, que aparecem apenas como links patrocinados. (PR)

QUANDO USAR
Para acessar um apanhado de informações relacionadas à sua pesquisa. É especialmente útil para fazer pesquisas sobre aparelhos eletrônicos e destinos turísticos


Texto Anterior: Pesquisa: Em busca do significado
Próximo Texto: Topsy mede os links mais repassados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.