São Paulo, quarta-feira, 07 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Pacote para escritório cria arquivo PDF

ESPELHO MEU > Editor de textos do gratuito BrOffice é parecido com o Word, da Microsoft, e usa poucos recursos do micro

DA REPORTAGEM LOCAL

É gratuito, em português e não ocupa muito espaço nem exige muita memória de seu computador. Se você se assusta com o nome código aberto, saiba que cerca de 100 milhões de downloads foram feitos na página do projeto original em inglês (OpenOffice.org). A versão para o Brasil do software chama-se BrOffice.org (www.broffice.org).
O pacote de escritórios em código aberto mais famoso está na versão 2.3 e com a aparência muito parecida com a de um dos seus concorrentes -o Microsoft Office.
A suíte completa possui seis programas. O editor de texto, rival do Word, chama-se Writer; o concorrente do Excel, para planilhas, é batizado de Calc; para criar apresentações como o PowerPoint, a suíte conta com o Impress. Os outros são Draw, para criação de gráficos e diagramas; Base, de gerenciamento de banco de dados; e Math, usado para criar equações matemáticas.
Todos são compatíveis com os formatos mais comuns de documentos e contam com corretor ortográfico em português e dicionário de sinônimos.
Criar um arquivo PDF no BrOffice é fácil. Basta clicar em um ícone, que fica embaixo dos menus, com o símbolo do formato e salvar o documento como se faz normalmente. Essa função pode ser adicionada gratuitamente ao Office 2007, da Microsoft, mas não existe originalmente.
Usuários avançados podem instalar extensões (extensions.services.openoffice.org). Por exemplo, uma que integra o editor de texto a blogs, para a criação de posts com os recursos do Writer.
Na página do projeto brasileiro, há alguns dicionários temáticos. Um deles traz 6.000 termos de informática. Outro tem 1.752 verbetes jurídicos.
A instalação completa do BrOffice ocupa 300 Mbytes no disco rígido, pede no mínimo apenas 64 Mbytes de memória -mas 256 Mbytes é a quantidade recomendada.

Imagens
O editor de imagens Paint.NET (www.getpaint.net) foi eleito um dos cem melhores produtos deste ano pela "PC World".
O programa possui recursos de camadas. Mas o mais impressionante é o histórico de ferramentas usadas. Ele promete guardar todas as ações feitas durante o processo de edição -as ações ficam separadas por ícones que representam as ferramentas. Dessa forma, o Undo (ou Desfazer) permite voltar atrás em todas as ações tomadas pelo usuário.
O download tem menos de 2 Mbytes e o Paint.NET ocupa, instalado, menos de 10 Mbytes.
Bem mais simples, o IrfanView (www.irfanview.com) serve para visualizar imagens. Ele realiza edições básicas -como mudar o tamanho ou rotacionar uma foto- e possui alguns efeitos sofisticados.
Uma dica: apertando a tecla Enter, a janela do Irfan some, restando a imagem para tela inteira. Com as teclas de direção (ou com o botão do mouse), você passeia entre todos os arquivos dentro de um mesmo diretório. Ambos os editores têm versão em português. (GVB)

GAMES
O Abandonia Reloaded (reloaded.org) faz resenhas de games gratuitos com informações detalhadas sobre eles; o site tem fórum de discussão e faz entrevistas com desenvolvedores

ONDAS AVANÇADAS
Alteração de pitch, volumes e freqüências, remoção de ruídos, efeitos especiais, gravação de até 16 canais ao mesmo tempo e conversão de formatos são alguns dos recursos do Audacity


Texto Anterior: Gerenciadores tornam atividade mais produtiva
Próximo Texto: Programas caros podem ser substituídos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.