São Paulo, quarta-feira, 07 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Software livre tem espaço profissional

DA REPORTAGEM LOCAL

Parte dos desenvolvedores dos softwares livres trabalham por prazer -e em busca de conhecimento- com esse tipo de programa, que pode ser distribuído e alterado de graça. "Mexer no código é uma tarefa excitante para esses programadores", disse à Folha Virgínia Duarte, gerente da Softex, uma sociedade sem fins lucrativos que promove empresas de softwares e serviços.
Fábio Kon, professor do departamento de ciência da computação da USP, corrobora a opinião de Duarte. Mas isso não significa que desenvolver programas desse tipo é uma atividade sem fins lucrativos. Segundo eles, empresas como a IBM contratam pessoas com conhecimentos nesse segmento.
Além disso, dizem, muitos profissionais prestam consultoria na implantação e no treinamento para utilização desses softwares, entre outras atividades. Na infra-estrutura de tecnologias da informação, como servidores e sistemas operacionais, softwares livres como o Linux e o Web Apache são comuns.
Kon afirma ainda que o desenvolvimento nessa área favorece "a balança comercial do país" e a "coexistência de provedores de serviços competindo em condições de igualdade", o que traz melhorias na "posição da indústria de software brasileira, tanto interna quanto externamente". Ele destaca seu "potencial para colaborar mais fortemente na participação da população de baixa renda no universo digital".
Atualmente, a USP está instalando o Centro de Competência em Software Livre, que terá prédio próprio. Entre os objetivos, está a prestação de assessoria na área para pessoas comuns, empresas e órgãos públicos.
Em 2005, a Softex realizou o estudo "O Impacto do Software Livre e de Código Aberto na Indústria de Software do Brasil", que pode ser visto em www.softex.br/observatorio/publicacoes/publicacao.asp?id=591. (GVB)


Texto Anterior: Navegante: Prism coloca aplicativos da internet no desktop
Próximo Texto: BitTorrent é opção para compartilhar arquivos na rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.