São Paulo, quarta-feira, 08 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Sites discutem condição feminina

free-lance para a Folha

Apesar de o machismo estar perdendo força, as mulheres ainda enfrentam um mundo em que as oportunidades continuam sendo melhores e maiores para os homens e temem o comportamento bárbaro de pessoas do sexo masculino, tendo de se proteger contra estupro, preconceito e violência doméstica.
Todos esses temas e o comportamento da sociedade são abordados em sites na rede mundial. O objetivo é incentivar as internautas a continuar lutando por seus direitos.
O site Feminist.com (www.feminist.com/quotes.htm), que está em inglês, é um dos bancos de informações mais famosos sobre a condição da mulher em todo o mundo.
Traz frases de mulheres famosas, entre elas a da escritora Virginia Woolf sobre a situação do sexo feminino e um vasto número de artigos que abordam temas conhecidos e polêmicos, como a participação das mulheres no mercado de trabalho, violência doméstica e preconceito.

Links com revistas políticas
O site traz ainda uma boa relação de links de revistas voltadas para mulheres -não as tradicionais sobre beleza, moda e saúde, mas revistas políticas, de economia e comportamento.
A internauta pode ainda fazer pesquisa de profissionais. Divididos por seções -entre elas Direito, Medicina e Tecnologia-, relaciona o trabalho das frequentadoras, fornecendo endereços e um perfil de cada uma.
Para rever os conceitos do feminismo, a página indicada é a da revista que leva o movimento no nome, a Feminista (www.feminista.com/v3n9). Trata-se da versão on line da revista homônima com muitas reportagens e artigos sobre o cotidiano das mulheres, sua importância e participação no mundo moderno.

Informações com eventos
A Associação Maria Mulher (http://mariamulher.rits.org.br/principal.html) foi criada em 1987 com o objetivo de combater as discriminações de gênero, de classe e de raça. A organização, que defende a implementação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e cidadania, possui um site simples, mas com um bom texto sobre a mulher negra, que sofre preconceito duplo.
Na página, dá para saber de eventos e da política de subsídios para pesquisas que envolvam a questão da mulher.
Já o SOS Mulher (http://members.tripod.com/soswomen/abertura.html) tem um site simples que fala sobre estupro, violência e preconceito.
Há páginas também que visam enaltecer a presença das mulheres na sociedade pelo trabalho que desempenharam. Um exemplo é o site do Inventor Museu (www.inventorsmuseum.com/women.htm). Relaciona uma série de invenções e pesquisas importantes realizadas por cientistas e curiosas. Há uma ficha de cada uma das mulheres, uma breve biografia e também descrição do trabalho que deu origem ao invento. Uma das citadas é Gertrude Elion, uma pesquisadora renomada nos estudos de combate e cura para o câncer.
Obras de artes feitas por mulheres podem ser vistas no site do National Museum of Women in the Arts (www.nmwa.org). Reúne trabalhos consagrados de artistas como Camille Claudel.
Para literatura, não deixe de visitar Mulheres que Amo (http://utopia.com.br/poesia). Traz uma seleção de poemas escritos por mulheres, entre elas Clarice Lispector, Cecília Meireles, Cora Coralina e Emily Dickinson.
(GIEDRE MOURA)


Texto Anterior: Rede
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Leitura automática de CD no leitor do PC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.