São Paulo, quarta-feira, 08 de março de 2006

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Cai a quantidade de fotos em papel

DA REPORTAGEM LOCAL

A procura pela impressão de fotos vem caindo ano após ano. Segundo números da PMA, em 2000, foram transformadas em papel 30,3 bilhões de imagens -produzidas, em sua grande maioria, por câmeras analógicas.
Conforme as digitais ganharam mercado, o montante foi encolhendo, até chegar, no ano passado, a 26 bilhões. Desse total, as impressões de fotos digitais representam menos de um terço.
A maioria delas é feita em casa. O segundo e o terceiro lugares da preferência dos consumidores ficam, respectivamente, com os serviços de lojas e de sites.
Já o crescimento de venda de câmeras começa a ser freado, após alguns anos de aceleração.
De acordo com estimativas da PMA, em 2005, foram vendidos 20,5 milhões de digitais. Os modelos analógicos, que em 2003 perderam a liderança para as digitais, tiveram apenas 4,6 milhões de câmeras vendidas no ano passado.
Segundo números do NPD Group, cresceu a fatia de mercado das câmeras de maior resolução, enquanto a participação dos modelos mais simples diminuiu. Isso porque o custo por megapixel vem caindo.
Em 2003, cada megapixel custava, em média US$ 199. Em 2004, o preço caiu para US$ 82, tendência que deve continuar. Câmeras com 6 Mpixels ou mais já respondem por 8% das vendas, mas a maior fatia é dos modelos entre 3 Mpixels e 3,9 Mpixels, com 38% das unidades vendidas.
(MARIANA BARROS)


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