São Paulo, quarta-feira, 08 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

diversão

O Poderoso Chefão 2 se afasta do filme

VIDA PRÓPRIA >> Ainda que inspirado no longa-metragem, jogo apresenta novos personagens, como o protagonista Dominic

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dificilmente games baseados em filmes fazem um bom papel, mas O Poderoso Chefão, lançado em 2006 pela Electronic Arts, agradou aos jogadores por seguir o enredo do longa metragem e preencher algumas de suas lacunas. A sequência do game, que chega nesta semana às lojas, ainda traz menções à obra de Francis Ford Coppola, mas trilha caminho próprio.
O jogo O Poderoso Chefão 2 parte da história vista nas telonas, depois que Vito Corleone morre e seu filho Michael se torna o novo Don. Logo, porém, a missão do jogador passa a ser expandir o império da máfia a novas cidades, investindo nos negócios de extorsão, construindo alianças criminosas e derrotando outras famílias.
Dominic, personagem exclusivo do game, é o novo protagonista e utiliza Manhattan como centro das atividades mafiosas, embora não deixe de visitar Miami e Havana para cuidar dos negócios da família.
O jogo oferece elementos de estratégia para possibilitar tal gerenciamento: é possível contratar capangas e dar ordens para eles, além de posicioná-los em locais estratégicos.
Cada capanga tem suas próprias personalidades e especialidades -há incendiários, médicos e espancadores, cujos desempenhos melhoram com a experiência adquirida.
Os objetivos envolvem arruinar reuniões ou incriminar rivais para tirá-los de circulação por algum tempo. Tudo é administrado por meio do menu Don's Vision, que lembra um desses tabuleiros de jogos e facilita o planejamento de ações.
Com isso, o game se distancia das comparações com Grand Theft Auto, que não pouparam o original. Mas mantém pancadaria, com lutas corpo a corpo e execuções.
Além disso, já está disponível para download uma modalidade multijogador. Trata-se de Don Control, em que os participantes se unem para disputar quem é o melhor chefe. Veja informações em godfather2.ea.com.
A recompensa é dada em dinheiro (virtual, é claro), mas há um risco, pois a grana em questão vem do caixa acumulado no modo campanha.
E saem em breve pacotes pagos com conteúdo adicional. The Pentageli trará mapas inéditos e novas armas, enquanto Jack of All Trades vai oferecer um novo personagem com múltiplas habilidades.
O jogo tem versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Nos EUA, é recomendado para maiores de 17 anos.


Texto Anterior: Celulares são campeões de reclamações no Procon-SP
Próximo Texto: Mercado: PS2 agora custa US$ 99,99 nos Estados Unidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.