São Paulo, quarta-feira, 08 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo

Empresas de tecnologia se destacam nos negócios

Expectativas em torno do iPhone podem levar a Apple a resultados excelentes ou abaixo da expectativa; Nokia comemora liderança e Microsoft celebra o Vista

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda falta para este ano terminar, mas os vencedores de 2007 no mundo dos negócios tecnológicos já se anunciam.
Na semana passada, o levantamento anual realizado pela Interbrand e pela "Business Week" mostrou que, entre as marcas mais poderosas do mundo, figuram vários nomes da área de tecnologia.
A Apple assistiu a uma valorização de 21% de sua marca em relação ao ano passado, o que lhe rendeu um 33° lugar -em 2006, a empresa de Steve Jobs esteve na 39ª colocação.
De acordo com o relatório, a escalada foi justificada pelo anúncio de produtos inovadores e pelo lançamento de propagandas memoráveis. "Poucas companhias sabem amarrar cordas nos corações dos consumidores digitais como a Apple", diz o documento.
Para completar, a empresa comemorou, na semana passada, a marca de 3 bilhões de músicas vendidas pela sua loja on-line iTunes.

Espinhos
Mas, como nem tudo são flores, especialistas já começam a vislumbrar problemas para marca da maçã. Segundo análise publicada na revista "Forbes", as altas expectativas em torno de Steve Jobs e das vendas do iPhone podem não serem convertidas em dólares.
Margens de lucro estreitas e a possibilidade de grande parte de essa demanda virtual não se concretizar podem tornar o panorama bem menos fantástico do que o que vem sendo anunciado até aqui.
A AT&T, que comercializará o iPhone, anunciou que nos primeiros dois dias de pré-venda para o aparelho, vendeu 146 mil planos. A expectativa, no entanto, era que 500 mil novos contratos fossem feitos no período, dado que levou as ações da Apple a uma queda de 6,13%.

Vencedores
Ainda no ranking das marcas mais poderosas, o Google foi apontado como outro vencedor, ficando com o 20ø lugar e uma valorização de 44% de sua marca em relação ao ano passado. A Nintendo também se saiu bem, com um 44ø lugar e valorização de marca de 18%.
Lá em cima, no topo da lista, entre as dez marcas mais poderosas do mundo, estão Microsoft, IBM, Nokia e Intel. Esse grupo tecnológico se mistura à campeã Coca-Cola e às marcas GE, Toyota, McDonald"s, Disney e Mercedes-Benz.

Made in Finlândia
Além de estar entre as dez mais poderosas do mundo, a Nokia tem ainda outros motivos para comemorar. Sua margem de lucro, de 20,9%, foi a maior dos últimos cinco anos, de acordo com os números relativos ao segundo bimestre.
A finlandesa, que é a maior fabricante de celulares do mundo, vendeu 100,8 milhões de aparelhos no período, mais do que a soma de suas três maiores rivais. Com uma fatia de 38% do mercado, a empresa vem apostando em mercados emergentes como África e China, o que, segundo analistas, pode fazer com que sua participação cresça para 40% até o final deste ano.
Enquanto isso, a Microsoft vai ampliando seus horizontes com o Vista, que, na semana passada, bateu a marca de 60 milhões de licenças vendidas. Segundo Steve Ballmer, chefe-executivo da empresa, em 11 meses a nova geração do Windows deverá estar presente em 1 bilhão de máquinas.


Texto Anterior: Diversão
Próximo Texto: Ambisound HTS8100
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.