São Paulo, quarta-feira, 08 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multimídia

Toca-MP3 ganha funções de vídeo

ENTRETENIMENTO - Alguns portáteis não são compatíveis com músicas vendidas nas lojas on-line

DA REPORTAGEM LOCAL

Os toca-MP3 também evoluíram e já juntam diversas funções em um mesmo aparelho portátil.
Além de reproduzir música, vários tocadores também tocam vídeos em telas coloridas cada vez maiores e têm outros recursos, como gravador de voz e rádio FM.
A primeira dúvida de quem compra um toca-MP3 costuma ser a capacidade do aparelho. Um tocador de 1 Gbyte geralmente guarda de 300 a 400 músicas em MP3 de 128 Kbps.
Os aparelhos com até 4 Gbytes ou 8 Gbytes em geral têm memória flash, que não tem partes móveis, é mais resistente e suga menos bateria.
Já os portáteis com capacidades acima disso, como os de 40 ou 80 Gbytes, costumam ter disco rígido, o que torna o aparelho um pouco mais frágil. Para quem quer guardar a coleção inteira de músicas, porém, essa é a melhor opção.
Quem for converter as músicas de CDs para MP3 não terá problemas de compatibilidade, pois praticamente todos os aparelhos lêem o formato.
Mas quem for comprar música digital deve ficar atento: as lojas que operam no Brasil, como a do UOL (megastore.uol.com.br) e a do Terra (sonora. terra.com.br), vendem faixas em formato protegido, que não funciona com o iPod e só é compatível com alguns toca-MP3.
Na hora de tocar vídeos no aparelhinho, a coisa complica. São dezenas de formatos e codificações diferentes. Na dúvida, entre em contato com a fabricante para verificar se os vídeos que você tem são compatíveis com o tocador.
Há também programas que fazem a conversão entre os formatos, mas o processo é mais trabalhoso.
Outro fator importante a levar em conta é a duração da bateria. Os toca-MP3 mais modernos têm funcionamento de mais de 24 horas seguidas sem precisar de recarga.
Filme móvel
O DVD portátil é uma opção para quem não tem a coleção de filmes no computador e quer assisti-los em viagens ou longe de casa.
Talvez o mais importante na hora de escolher o aparelho seja verificar a qualidade da tela, pois há muita diferença de um modelo para o outro.
Verifique se o LCD tem ajustes para assistir a filmes em locais com luz intensa e se a tela tem iluminação boa para locais escuros. Também compare aparelhos reproduzindo as mesmas cenas para ver se há diferença na cor e na definição.
Muitos tocadores portáteis também permitem que o usuário grave um DVD com arquivos como músicas em MP3 e filmes em DivX.
(PL)


Texto Anterior: LG R400HGP1
Próximo Texto: Aparelhos têm Wi-Fi no exterior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.