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ENTRETENIMENTO
Nos EUA, empresa cria loja virtual para competir com a rival Apple; incompatibilidade com tocador é obstáculo
Microsoft começa a vender música via rede
DA REDAÇÃO
Num ataque direto à rival Apple, a Microsoft lançou, na semana passada, sua própria loja virtual de música, a MSN Music
(beta.music.msn.com). A loja
oferece canções para download
por US$ 0,99, mesmo preço cobrado pela Apple. (Ambos os serviços não funcionam no Brasil.)
Segundo a Microsoft, a MSN
Music começará com um acervo
de 500 mil músicas, mas poderá
chegar a 1 milhão de títulos. Os arquivos, que são gravados no formato Windows Media, usam taxa
de bits de 160 Kbps (mais do que
os 128 Kbps adotados pela Apple),
o que supostamente melhora sua
qualidade de som.
Outro diferencial é que a loja da
Microsoft promete ser a primeira
a oferecer músicas dos Beatles para download -a data de lançamento delas não foi divulgada.
Enquanto a Apple comercializa
músicas pela internet para alavancar as vendas de seu tocador
portátil iPod, que tem mais de
50% do mercado norte-americano, a Microsoft quer atrair usuários para o portal MSN e ganhar
com receitas publicitárias.
Acompanhando o lançamento
da MSN Music, a empresa começou a distribuir o programa Windows Media Player 10 (www.microsoft.com/windows/windowsmedia/mp10/default.aspx),
que traz atalhos para a nova loja e
para os serviços Napster e
CinemaNow, que vendem músicas e filmes on-line.
A Microsoft também fechou um
acordo com a gigante varejista
Wal-Mart, que passou a adotar o
formato Windows Media.
A Apple responde à ofensiva
com um programa de filiação: sites que publicarem links para a loja de música iTunes ganharão 5%
de comissão sobre as vendas.
Compatibilidade
A popularidade do tocador portátil iPod é o centro de uma briga
que envolve, além da Apple e da
Microsoft, a RealNetworks. A
RealNetworks, que também tem
uma loja de música, conseguiu
tornar seus arquivos compatíveis
com o iPod, o que lhe rendeu fortes críticas da Apple.
A disputa se tornou mais acirrada quando a RealNetworks começou a vender músicas por US$
0,49, quase metade do preço cobrado pela concorrente.
O formato de arquivo usado na
nova loja musical da Microsoft é
compatível com muitos tocadores
portáteis (há uma lista em beta.music.msn.com/music/Devices), mas não é aceito pelo
iPod.
Isso prejudica a MSN Music e
levou a empresa de Bill Gates a
publicar um documento (beta.music.msn.com/help/ipod) convidando a Apple a
"apoiar o direito de escolha" e alterar o iPod para que ele aceite o
formato Windows Media.
Essa página traz um link que estimula donos do iPod a reclamar
com a Apple. A Apple defende sua
exclusividade sobre o iPod e afirma que a Microsoft terá dificuldades em igualar as vendas da loja
iTunes, que comercializa 16 milhões de músicas por mês.
Com agências internacionais
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