São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2004

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ENTRETENIMENTO

Nos EUA, empresa cria loja virtual para competir com a rival Apple; incompatibilidade com tocador é obstáculo

Microsoft começa a vender música via rede

DA REDAÇÃO

Num ataque direto à rival Apple, a Microsoft lançou, na semana passada, sua própria loja virtual de música, a MSN Music (beta.music.msn.com). A loja oferece canções para download por US$ 0,99, mesmo preço cobrado pela Apple. (Ambos os serviços não funcionam no Brasil.)
Segundo a Microsoft, a MSN Music começará com um acervo de 500 mil músicas, mas poderá chegar a 1 milhão de títulos. Os arquivos, que são gravados no formato Windows Media, usam taxa de bits de 160 Kbps (mais do que os 128 Kbps adotados pela Apple), o que supostamente melhora sua qualidade de som.
Outro diferencial é que a loja da Microsoft promete ser a primeira a oferecer músicas dos Beatles para download -a data de lançamento delas não foi divulgada.
Enquanto a Apple comercializa músicas pela internet para alavancar as vendas de seu tocador portátil iPod, que tem mais de 50% do mercado norte-americano, a Microsoft quer atrair usuários para o portal MSN e ganhar com receitas publicitárias.
Acompanhando o lançamento da MSN Music, a empresa começou a distribuir o programa Windows Media Player 10 (www.microsoft.com/windows/windowsmedia/mp10/default.aspx), que traz atalhos para a nova loja e para os serviços Napster e CinemaNow, que vendem músicas e filmes on-line.
A Microsoft também fechou um acordo com a gigante varejista Wal-Mart, que passou a adotar o formato Windows Media.
A Apple responde à ofensiva com um programa de filiação: sites que publicarem links para a loja de música iTunes ganharão 5% de comissão sobre as vendas.

Compatibilidade
A popularidade do tocador portátil iPod é o centro de uma briga que envolve, além da Apple e da Microsoft, a RealNetworks. A RealNetworks, que também tem uma loja de música, conseguiu tornar seus arquivos compatíveis com o iPod, o que lhe rendeu fortes críticas da Apple.
A disputa se tornou mais acirrada quando a RealNetworks começou a vender músicas por US$ 0,49, quase metade do preço cobrado pela concorrente.
O formato de arquivo usado na nova loja musical da Microsoft é compatível com muitos tocadores portáteis (há uma lista em beta.music.msn.com/music/Devices), mas não é aceito pelo iPod.
Isso prejudica a MSN Music e levou a empresa de Bill Gates a publicar um documento (beta.music.msn.com/help/ipod) convidando a Apple a "apoiar o direito de escolha" e alterar o iPod para que ele aceite o formato Windows Media.
Essa página traz um link que estimula donos do iPod a reclamar com a Apple. A Apple defende sua exclusividade sobre o iPod e afirma que a Microsoft terá dificuldades em igualar as vendas da loja iTunes, que comercializa 16 milhões de músicas por mês.


Com agências internacionais


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