São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HARDWARE

Sem fios, diNovo acessa músicas e vídeos do PC; visor avisa quando usuário recebeu e-mail

Teclado atua como controle remoto

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

O conjunto de teclado e mouse sem fios diNovo Media Desktop, da Logitech, é caríssimo: custa R$ 1.999 (www.belnustec.com.br e www.solutionti.com.br), mesmo preço de um computador. Por isso, se destina aos chamados "early adopters", fanáticos por informática que pagam, literalmente, o preço da inovação tecnológica. E no quesito avanço o produto não decepciona -vai muito além dos recursos oferecidos por um teclado tradicional.
A sofisticação do diNovo está concentrada num teclado auxiliar, que se chama MediaPad e traz embutido um visor de cristal líquido. Como o conjunto adota o sistema de transmissão bluetooth, pode ser usado bem longe do micro: nos testes realizados, demonstrou alcance superior a dez metros, mesmo com obstáculos (paredes). Essa característica viabiliza o propósito central do MediaPad, que é funcionar como um controlador multimídia.
Com o PC ligado à TV e ao aparelho de som (o que precisa ser feito por meio de cabos), o teclado auxiliar funciona como controle remoto, permitindo selecionar músicas, vídeos e fotos para execução. Essa tarefa é facilitada pelo software Logitech Media Desktop, cuja interface gráfica tem menus e ícones grandes -adequados para visualização à distância.

Compatibilidade
O programa aceita arquivos dos tipos JPG, BMP e TIF (para fotos), MP3 e WMA (músicas) e MPEG, WMV, DivX e ASF (vídeos), mas não é compatível com filmes no formato XviD, muito usado na internet. Para driblar essa falha, é preciso usar o MediaPad para controlar o tocador Windows Media Player, o que gera uma complicação -ao contrário do programa da Logitech, o Media Player não tem interface adaptada, o que o torna difícil de operar quando você está longe do PC.
Outro incômodo é que o Logitech Media Desktop não monitora as pastas do micro que contêm o acervo audiovisual do usuário, ou seja, é preciso avisá-lo toda vez que você acrescenta fotos, músicas ou vídeos ao micro. O MediaPad também não permite avançar e retroceder o arquivo em execução, o que pode ser um problema com vídeos longos.
Esses três deslizes poderiam ser facilmente resolvidos mediante uma atualização do software fornecido com o diNovo, mas há um quarto, mais sério. O MediaPad não permite navegar pelo acervo multimídia, ou seja, seu visor só mostra o nome do arquivo que está sendo tocado -não dá acesso aos demais contidos no micro. Como o visor do MediaPad é pequeno, a navegação, mesmo que fosse possível, seria dificílima. Por outro lado, o diNovo é compatível com playlists (repertórios de arquivos criados pelo usuário), o que atenua o problema.

Aviso de e-mail
Um recurso exclusivo do MediaPad impressiona. Ele avisa, por meio de um alarme sonoro, se você recebeu um e-mail ou uma mensagem proveniente de um software comunicador pessoal.
Além disso, o visor mostra um trecho da mensagem (ou o remetente e a linha de assunto do e-mail). A função tem dois defeitos -não entende e-mails que tenham caracteres com acento agudo (o texto fica truncado) e só é compatível com os programas Outlook Express e MSN ou Windows Messenger-, mas é bastante útil. O usuário pode ficar no sofá apreciando músicas, fotos e vídeos sem perder contato com o mundo exterior.
Igualmente interessante é a conexão com telefones celulares dotados de antena bluetooth, o que possibilita escrever e mandar mensagens curtas (SMS) diretamente do micro. A compatibilidade com bluetooth, por sinal, acrescenta uma função ao PC: o pacote da Logitech funciona como ponto de acesso sem fios, permitindo que impressoras e outros periféricos sejam instalados.
Como teclado, o diNovo é bom. Além do acabamento elegante, agrada por trazer uma base de apoio ergonômica para os punhos. Infelizmente, ele adota o padrão US-International, ou seja, não tem a tecla específica para cedilha presente no padrão ABNT-2. Seus botões de atalho são poucos -um para abrir o navegador, três para controlar o volume do som do micro e um para colocar o PC em modo de espera (semidesligado), mas há um diferencial relevante: o botão de pesquisa abre automaticamente a página do buscador Google. O mouse é grande, mas confortável mesmo para mãos pequenas, e aceita baterias recarregáveis (o teclado e o MediaPad usam ao todo seis pilhas AA, que segundo o fabricante duram de quatro a seis meses).
A instalação do produto, que requer um conector USB comum, é fácil, mas esteja atento a um detalhe: só desligue seu teclado e mouse atuais depois que ela estiver concluída (do contrário, você não conseguirá configurar o diNovo).
O pacote da Logitech traz ao mercado alguns dos avanços que só existiam em protótipos (como o computador Athens, da HP), mas seu preço o torna pouco acessível. Resta ao usuário interessado esperar até que as novas funções cheguem aos micros básicos.


Texto Anterior: Celular ganha conteúdo sensual
Próximo Texto: Tecnologia: Intel e AMD mostram chips mais avançados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.