São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BUSCADORES

Resultado aparece enquanto usuário digita

Software oferece sistema de busca prometido para próximo Windows

JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Longhorn, sistema operacional da Microsoft que substituirá o Windows XP, será lançado em 2006. Porém, para usar uma de suas principais vantagens, o mecanismo para busca de arquivos no PC, não é preciso esperar.
Com o Copernic Desktop Search (2,3 Mbytes, grátis em www.copernic.com) é possível encontrar qualquer música, vídeo ou e-mail armazenado no micro em poucos segundos.
Os resultados da pesquisa realizada pelo programa aparecem enquanto o usuário digita no campo de busca, e basta clicar em um ícone para exibir todo o acervo de arquivos de um determinado formato.
Em computadores com sistema operacional Windows Me ou anteriores, no entanto, o processo não é instantâneo e demora alguns segundos.
Na primeira vez em que é usado, o programa demora alguns minutos para realizar uma varredura em todo o sistema, mesmo no Windows XP. Esse processo é chamado de indexação. Por meio dos dados indexados é que o CDS encontrará os arquivos sem precisar buscar em todo o sistema.
Nos testes realizados pela reportagem, num disco rígido com 40 Gbytes, o programa demorou cerca de 35 minutos para terminar a varredura completa. Para evitar a demora, se o usuário desejar, o Copernic pode indexar apenas os arquivos de música ou as imagens, por exemplo.
Depois de mapear os arquivos do computador, as próximas buscas são realizadas em questão de segundos. Para encontrar um e-mail, o usuário pode usar critérios como a data de recebimento da mensagem, seu remetente ou o nível de importância com que ela foi enviada. Tudo isso só funciona com mensagens do Microsoft Outlook, pois o CDS não reconhece os formatos usados por outros softwares de e-mail, como Eudora ou Mozilla Thunderbird.
Outro problema é a visualização de documentos em PDF - o Copernic só exibe os textos e omite imagens e links.
Em relação ao mecanismo de busca de arquivos nativo da versão atual do Windows, o Copernic apresenta, além de maior rapidez, facilidades de encontrar em uma só pesquisa arquivos com extensões diferentes.
Com apenas um clique, o usuário que busca músicas, por exemplo, encontrará todos os arquivos no formato MP3, Real Audio, Windows Media e Midi. No buscador do Windows XP seria preciso fazer uma pesquisa com comandos avançados.


Texto Anterior: Tecnologia: Intel e AMD mostram chips mais avançados
Próximo Texto: Panorâmica - Em ordem: Programa organiza buscas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.