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NAPSTER, O RETORNO
Precursor do sistema de troca de músicas pela internet volta com soft para vender canções on-line
"Ex-guerrilheiro" agora vira bom moço
SUE ZEIDLER
DA REUTERS
O Napster, serviço pioneiro de
troca de arquivos de música on-line fechado por infringir direitos
autorais, volta amanhã para encarar o filão da indústria fonográfica
com um site que cobrará pelo seu
serviço em uma arena musical
on-line muito mudada.
A Roxio (www.roxio.com), que
comprou o Napster por US$ 5,1
milhões em 2002, programou oferecer amanhã uma variante legal
de seu serviço: o Napster 2.0, que
chega em versão de teste.
Segundo o porta-voz da empresa, Seth Oster, em evento que
acontece em Nova York com a
presença de 200 convidados da
indústria de música digital, serão
revelados mais detalhes e a data
oficial da chegada do Napster 2.0.
Durante a festa, também está
prevista a apresentação de um
grande artista cujo nome não foi
revelado.
No passado, a Roxio dizia que o
Napster 2.0 seria lançado na época do Natal, mas, segundo rumores do mercado de música on-line, o novo site desve estar funcionando até novembro.
A Roxio adquiriu os ativos da
Napster em novembro de 2002,
especulando com a força do nome da marca que um dia foi popular e a líder entre internautas.
A estratégia parece estar tendo
bons resultados, uma vez que as
ações da Roxio subiram quase
quatro vezes, passando de US$
2,29, em outubro do ano passado,
para mais de US$ 9 atualmente.
As ações da empresa fecharam
com uma alta de 6,57% e foram
negociadas a US$ 9,25 na Bolsa de
Valores, há uma semana, em um
dia que, em geral, foi positivo para
as ações de empresas de mídia.
Mas, embora o Napster tenha
comandado mais de 60 milhões
de usuários em seus dias de glória,
antes de ser desativado por promover cópias não-autorizadas e
troca gratuita de arquivos musicais, ele, agora, tem de competir
com um número cada vez maior
de novos membros legítimos do
mercado on-line e também com
diversos sites populares de troca
de arquivos, como o KaZaA, que
surgiram seguindo seu rastro.
Estratégias de mercado
Oster disse que a Napster está
certa de que será o serviço de música mais forte disponível pela
combinação do conhecimento da
marca com a oferta de um produto superior.
Em julho último, a Napster disse que seria o único site a oferecer
aos consumidores uma escolha
entre um modelo de download à
"la carte" e um serviço Premium
de assinaturas.
A Napster também estreará
com um catálogo de mais de 500
mil músicas, mais do que qualquer outro serviço ofereceu até
hoje.
Diferentemente, a loja de música iTunes, da Apple, oferece aos usuários de Macintosh o direito a downloads ilimitados e planeja tornar o serviço funcional nos concorrentes baseados no sistema Windows até o final do ano.
O RealNetworks Rhapsody é um serviço de assinatura que oferece downloads por US$ 0,79 para seus assinantes, enquanto o BuyMusic.com lançou sua própria loja de músicas há três meses e o MusicMatch lançou um serviço de download há uma semana.
No mês passado, a Napster e a Samsung anunciaram em parceria o lançamento de um toca-MP3 portátil que funcionaria com o Napster 2.0. Há uma semana, a
Napster e a Microsoft anunciaram uma versão do Napster 2.0
adaptada para o sistema operacional Windows Media Center.
Tradução de Angela Caracik
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