São Paulo, Quarta-feira, 08 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogo exige alto desempenho

especial para a Folha

Quem gosta de usar jogos de ação no computador precisa de um sistema com desempenho no tratamento de gráficos tridimensionais (3D). Enquanto qualquer placa de vídeo moderna é capaz de atender à maioria das aplicações domésticas, de escritório e mesmo aplicações gráficas, os jogos estão sempre exigindo o estado da arte em gráficos de computador para que possam apresentar um bom desempenho.
A maioria dos jogos simula objetos e situações reais. Um simulador de vôo tenta reproduzir o comportamento de aeronaves, jogos de corrida, de carros etc.
Simuladores exigem um computador rápido para apresentar resultados em tempo real, isto é, na mesma velocidade em que eles ocorrem na realidade.
Se o simulador possui saídas gráficas, como no caso da totalidade dos jogos modernos, a necessidade de um processamento veloz é ainda maior.
Parte do processamento necessário na execução de um jogo é feita pela placa de vídeo, liberando parte da carga imposta ao processador do micro.
Se a placa dispõe de muitas funções complexas para a manipulação de imagens e pode executar essas funções em alta velocidade, o desempenho do jogo será bom e as imagens mais realistas. Caso contrário, o desempenho fica comprometido.
Para evitar que o jogo somente possa ser executado em micros com placas de vídeo de última geração, os fabricantes dos jogos costumam incluir opções para diminuir a resolução das telas do jogo e retirar muitos elementos gráficos que aumentam o realismo das imagens, como reflexões, suavidade nos contornos, efeitos como neve, vento etc.
O jogo funciona, mas em geral de forma muito lenta e sem os detalhes na imagem que o tornariam realmente interessante.

Desempenho
O principal fator que determina o desempenho de uma placa de vídeo é o processador de vídeo.
Normalmente, esse processador e outros chips auxiliares são conhecidos por chip set. Embora o desempenho possa variar entre placas com o mesmo chip set, essa variação não é muito grande se o tipo e a quantidade de memória de vídeo utilizada forem os mesmos.
Para os aficionados em jogos, não existem muitas opções. É preciso dispor sempre de um computador atualizado quanto à velocidade do processador, a quantidade de memória RAM disponível e o desempenho da placa de vídeo. Desses três, na maioria dos casos, o desempenho da placa de vídeo é o mais importante para jogos.


Onofre Trindade Júnior é doutor em física aplicada pela USP e professor do ICMC - USP; faz pesquisas em sistemas distribuídos e computação paralela.
E-mail: otjunior@icmc.sc.usp.br


Texto Anterior: Avaliação - Onofre Trindade Jr.: Placa transforma computador em central de rádio e televisão
Próximo Texto: Diversão - Otavio Dias de Oliveira: Estilo de novo Indiana Jones lembra aventuras de Lara Croft
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.