São Paulo, quarta-feira, 09 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Ganhe espaço no disco rígido

Ano novo, vida nova e arquivos velhos. As férias de início de ano são uma boa oportunidade para você fazer uma faxina em seu micro.
Seu disco rígido provavelmente está entulhado de arquivos que você não usa, de programas espaçosos que você instalou, mas nunca usou e, possivelmente, muitos arquivos estão duplicados.
Por exemplo, em vez de utilizar o recurso de mover arquivos, você pode ter copiado fotos de uma pasta para outra e esquecido de apagar as imagens originais.
Para ajudá-lo na tarefa de limpar o disco rígido, selecionei um programa gratuito que irá analisar as unidades de armazenamento de seu computador. Dessa forma, você conhecerá o estado de ocupação do equipamento e os possíveis arquivos que podem ser removidos por não terem sido usados ou estarem duplicados.
Realizar a manutenção do micro pode render mais espaço para guardar suas músicas e filmes. O disco é utilizado de forma otimizada.
Embora este artigo se concentre na tarefa de limpeza para obter mais espaço, vou mencionar um programa do tipo canivete suíço, o Easy Cleaner, obtido no site baixaki.ig.com.br/download/Easy-Cleaner.htm.
O software conta com interface em português. Ao passar o mouse sobre os botões das funções, ele mostra um resumo de cada uma delas.
Ele possui vários recursos para limpar espaço em disco e outras áreas do sistema. O botão Duplicados exibe uma janela em que você pode escolher o drive a ser escaneado. Todo conteúdo supostamente duplicados é listado.
Os arquivos podem ser considerados redundantes por terem os mesmos nome e tamanho, ou apenas o mesmo tamanho, ainda que tenham nomes diferentes.
Você deve analisar cada caso antes de decidir apagar um ou outro arquivo. Uma vez tomada a decisão, selecione o e clique no botão Excluir e confirme a operação na seqüência.
Outros botões do Easy Cleaner também garantirão mais algum espaço livre no disco. Um deles é o Arquivos desnecessários, que busca pastas e arquivos temporários que podem ter sido criados uma vez e nunca mais utilizados.
Na máquina utilizada no teste, foi possível apagar quase 1 Gbyte de arquivos temporários. Quanto ao conteúdo duplicado, notou-se que havia cerca de quatro pastas idênticas ocupando 5 Gbytes de espaço. É claro que o montante de espaço liberado depende da realidade de cada disco rígido.


Texto Anterior: Acontece na internet
Próximo Texto: Reportagem de capa: Gestos e voz devem ser controles do futuro digital, diz Bill Gates
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.