São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEGÓCIOS

Alta velocidade personaliza micro

da Reportagem Local

Duas operadoras de telefonia vão oferecer, ainda neste semestre, tecnologia ADSL para acesso de alta velocidade à Internet: a Telemar e a Tele Centro Sul. A ADSL dá maior potência à linha telefônica para transmitir dados em alta velocidade (no mínimo 256 Kbps, mais de quatro vezes superior à atual).
O serviço da Telemar vai começar no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife, com um atrativo à parte: "O usuário poderá escolher o provedor a partir de uma janela da Telemar que vai aparecer no micro do usuário", afirma Roberto Szabó, gerente de Internet da Telemar.
Para isso, basta clicar no ícone do programa para navegar na Internet, que irá mostrar quais provedores estão oferecendo o serviço de acesso e conteúdo. "O usuário escolhe um deles e faz a inscrição ali mesmo, no computador", diz Szabó. Depois de escolher o provedor, o usuário preenche um formulário e pode fazer sua conexão à Internet.
Os preços ainda não estão definidos, e ainda não há uma data precisa para o início dos serviços.
Já o grupo Tele Centro Sul -que representa nove operadoras de telefonia fixa no país- marcou para março o início do serviço, começando com Brasília e Curitiba. "Os provedores vão comprar as linhas ADSL da Tele Centro Sul e revendê-las ao usuário", diz Alexandre Nunes, diretor de novos produtos da Tele Centro Sul. Nesse caso, o usuário terá de entrar em contato apenas com o provedor de Internet para ter o serviço, sem precisar pagar nada à operadora.
A mensalidade do provedor deverá variar entre R$ 50 e R$ 60. O preço da instalação ainda não foi definido. Um dos interessados em oferecer o serviço em Curitiba é o Matrix, provedor catarinense que participou do período de testes do ADSL da Tele Centro Sul.
Em ambos os casos, para ter a tecnologia, o usuário precisa pagar pela instalação, alugar ou comprar um modem ADSL e ter uma placa de rede instalada no micro. (ADRIANA LUTFI)


Texto Anterior: UOL lança nova versão do "ComVC"
Próximo Texto: Enquete: Você já fez compras usando a Internet?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.