UOL


São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Confira os melhores truques de "Google Hacks"

Livro traz cem dicas que ensinam a usar melhor o buscador Google

DA REPORTAGEM LOCAL

Lançado em fevereiro nos EUA, o livro "Google Hacks" (hacks.oreilly.com/pub/ht/2), de Tara Calishain e Rael Dornfest, promete mostrar cem truques úteis aos usuários da ferramenta de busca Google (www.google.com).
Nem todos os macetes são relevantes para o usuário comum- há um capítulo, por exemplo, inteiramente dedicado ao desenvolvimento de programas -, mas há boas informações na obra, que está em inglês e pode ser encomendada na Livraria Cultura (R$ 111,28 em www.livcultura.com.br) ou na livraria virtual Amazon (US$ 17,47 mais frete em www.amazon.com).
A seguir, conheça algumas das melhores dicas do livro.

Pesquise dentro de um site
Muitos sites oferecem suas próprias ferramentas de busca, mas o Google geralmente produz resultados mais eficientes. Para pesquisar o acervo de um site, basta acrescentar o termo "site:" e o endereço da página em questão depois das palavras-chave. Por exemplo: para encontrar textos com a palavra "fome" no site do governo brasileiro, digite "fome site: www.brasil.gov.br" (sem aspas) no campo de busca.

Busque em diário virtual
Enquanto a ferramenta de busca do Google para weblogs (diários virtuais) não é lançada, é possível se virar empregando "site:". Por exemplo: para buscar a palavra "bacana" nos diários hospedados pelo serviço BlogSpot, digite "bacana site:blogspot.com".

Acesse páginas relacionadas
Para ver os links que apontam para um site, simplesmente digite o termo "link:" antes do endereço pesquisado. Por exemplo: para saber quais páginas estão ligadas ao endereço www.joaoninguem. com, digite "link:www. joaoninguem.com" no campo de busca.

Meça relação entre sites
Acesse o site diveintomark.org/archives/2002/06/04, clique no link Who are the people (é o quarto item da página), digite o endereço de um site, tecle OK e espere um minuto. Você receberá uma lista de páginas ordenadas de acordo com o número de links entre cada uma delas e o site que você mencionou.

Pesquise com alta precisão
Acesse o site www.staggernation.com/cgi-bin/gaps.cgi e digite, no formulário exibido, duas palavras-chave. Em seguida, selecione o nível de proximidade entre elas no campo Within. É possível encontrar páginas que tragam os dois termos "colados" ou separados por até três outras palavras.

Saiba usar asteriscos
O Google não aceita asteriscos no meio de palavras, mas é possível usá-los entre termos completos. Por exemplo: se você digitar "penso * existo", receberá páginas que contêm esses dois termos intercalados por outras palavras ("penso, logo existo" ou "penso, logo não existo", por exemplo).

Instale a barra de pesquisa
Os navegadores Opera e Mozilla já trazem embutida uma barra de pesquisa do Google, mas, se você navega com o Internet Explorer, precisa instalá-la manualmente (acesse toolbar.google.com). Contudo há uma alternativa mais sofisticada: o acessório Quick Search Toolbar, que pode ser copiado em notesbydave.com/toolbar/doc.htm e permite fazer pesquisas no Google (e em outros engenhos de busca) antes mesmo de abrir o navegador.

Use o diretório
Se você não sabe exatamente o que está procurando, entre em directory.google.com para ver uma lista de páginas agrupadas por assunto.

Receba resultado por e-mail
Envie um e-mail para google@capeclear.com com as palavras-chave na linha de assunto e receberá uma mensagem com links para as dez páginas mais relevantes segundo o Google.


Texto Anterior: Recuperação da história
Próximo Texto: Download: Use a rede para pegar planilhas eletrônicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.