UOL


São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTÁTEIS

Leia teste exclusivo de dois modelos com a tecnologia Intel Centrino, que combina o chip Pentium M e placa de rede sem fio

Novo processador deixa laptop mais rápido

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Principal novidade da feira CeBIT, que aconteceu em março na Alemanha, os laptops com tecnologia Intel Centrino começam a chegar ao Brasil. A reportagem testou dois notebooks Centrino -o Dell Dimension D600 e o IBM ThinkPad T40.
Essas máquinas combinam duas inovações: uma placa de rede sem fio (Wi-Fi 802.11b) e o novo processador Pentium M, que supostamente economiza energia das baterias.
Segundo a Intel, essa combinação estende a autonomia dos laptops e facilita a vida dos usuários que se conectam a pontos públicos de acesso Wi-Fi, que ainda são raríssimos no Brasil, mas já começam a se popularizar nos EUA.
A placa de rede embutida é útil, pois evita que o usuário precise recorrer a um cartão Wi-Fi externo. Como os cartões desse tipo funcionam conectados a uma interface PCMCIA, a placa embutida aumenta a flexibilidade das novas máquinas: sobra mais uma entrada para conectar outros periféricos externos.
Durante os testes realizados, as placas Wi-Fi embutidas nos laptops Dell e IBM funcionaram corretamente, proporcionando alcance e velocidade comparáveis às obtidas com cartões externos convencionais. Por outro lado, elas operam no padrão 802.11b, o que deixa a desejar. O ideal seria adotar o padrão 802.11g, que é compatível com o atual e é mais rápido (opera a 54 Mbps, contra 11 Mbps do padrão atual).
A Intel pretende incorporar o padrão 802.11g na segunda geração da tecnologia Centrino, que pode chegar ao mercado até o final do ano. A seguir, entenda as novidades das máquinas Centrino e saiba em que casos suas melhorias fazem diferença.


Texto Anterior: Micro de mão: Kit orienta motorista com mapa e uso de voz
Próximo Texto: Nova tecnologia não é perfeita, mas é desejável
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.