São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV vai mostrar local de atleta no gramado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LAS VEGAS

Quem quer ter a certeza, mesmo sem ir ao estádio, de que seu craque preferido está correndo no campo o tempo todo vai se interessar: a Ericsson apresentou um aplicativo para TV digital que permite, entre outras coisas, a visualização do posicionamento de todos os jogadores no gramado de futebol, independentemente das câmeras.
Um mapa na parte baixa da tela exibe onde cada jogador está durante a partida, como acontece no videogame.
O protótipo, chamado "Interactive Soccer" (futebol interativo), está sendo desenvolvido na Suécia e promete revolucionar as transmissões esportivas. Além do posicionamento, o aplicativo permite acesso a replays, escalações e estatísticas da partida a qualquer hora do jogo. Para completar, o aplicativo tem salas de bate-papo.
Tudo aquilo que não temos ainda em nossa incipiente televisão digital, onde falta a interatividade.
Para o mapa do posicionamento, o aplicativo usará pequenos chips que possivelmente estarão nas camisas dos atletas. A tecnologia GPS é considerada imprecisa para esse tipo de projeto.
Com o mapa e os replays, ficará claro para o torcedor se determinado treinador deu o famoso banho tático no outro, ou se algum jogador realmente fez aquilo que o técnico pediu. Para ter acesso a tudo isso, o consumidor deverá ter um pequeno receptor, para uso exclusivo do aplicativo.

No Brasil
A Ericsson ainda não tem previsão do preço do produto para o consumidor final e nem da data do seu lançamento, mas promete lançar o aplicativo em países apaixonados por futebol.
De acordo com o representante no estande, além da Europa, o Brasil faz parte dos planos. Haja coração. (BR)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Site indica quem está por perto via GPS
Próximo Texto: Novos celulares decepcionam, e aparelhos focam apenas EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.