São Paulo, quarta-feira, 09 de maio de 2007 |
Próximo Texto | Índice
Tec-tec-tec ANTIGAY? Durante um dia, o MySpace sumiu com o campo "Gay" das opções de orientação sexual que o usuário pode escolher em seu perfil. "Hetero", "Bi" e "Lésbica" foram mantidas, mas a ausência foi alvo de suspeitas e críticas de sites que empunham a bandeira gay. PODEROSO CHEFÃO Muitos sites e blogs miraram na autodeclarada homofobia de Rupert Murdoch, o milionário que controla o complexo midiático que comprou o MySpace por US$ 580 milhões em 2005. A comunidade virtual, que é um dos endereços mais visitados dos EUA e do mundo, deve ganhar uma versão em português até o final deste ano. NADA DISSO Segundo o anúncio do MySpace, tudo não passou de uma falha técnica já corrigida. A explicação veio acompanhada de um desmentido de que o site estaria fechando ou começaria a cobrar dos usuários. NÃO CUSTA LEMBRAR Não foi só Murdoch que foi apontado como o responsável. Outros blogs suspeitam de uma dupla de hackers que divulgou que abril seria o mês das falhas no MySpace, quando apontariam vulnerabilidades do site. A teoria tem um furo claro: a opção desaparececeu em maio. 100% foi o crescimento aproximado do número de artigos na Wikipédia lusófona em um ano. Hoje são cerca de 260 mil artigos em português; janeiro deste ano teve o recorde de novas entradas: 761 por dia. OS MAIS MAIS O jornal norte-americano "USA Today" preparou uma lista com 25 coisas que mudaram a história da internet (www.usatoday.com/tech/top25-internet.htm). Em primeiro lugar ficou a invenção de Tim Berners-Lee, a World Wide Web (WWW). Em 15°, o jogo e a pornografia, que, segundo o site, movimentaram quase US$ 15 bilhões no ano passado. YAHOO! NAS ALTURAS Na última sexta-feira, rumores davam conta de que a Microsoft estaria de olho no Yahoo!. Foi o suficiente para que as ações do megaportal valorizassem mais de 18% no mesmo dia. A Microsoft quer expandir sua participação no mercado de busca e publicidade on-line. CONHEÇA OS VENCEDORES DO WEBBY AWARDS Na semana passada foi divulgada a lista com os vencedores do 11° Webby Awards, premiação considerada o Oscar da internet. A votação deste ano teve duas novas seções de categorias, uma dedicada aos portáteis e outra aos vídeos on-line. Nesta última seção, duas celebridades da internet se destacaram: o ator de "Ask a Ninja", uma série de comédia (foto), estrelada por um ninja (www.askaninja.com) que responde as perguntas enviadas por internautas, ficou com o prêmio de melhor ator de filmes on-line. Segundo o site da premiação, "o ninja definiu um novo gênero de entretenimento que revigorou a internet". Jessica Lee Rose, mais conhecida como Lonelygirl15 (www.youtube.com/user/lonelygirl15), que protagoniza um videodiário de mentirinha, foi eleita a melhor atriz. Nas categorias especiais se destacaram, ainda, a empresa de leilões on-line eBay (www.ebay.com), o cantor David Bowie, e os criadores do portal YouTube. "VISIONÁRIO" MÚSICO DAVID BOWIE É CONTEMPLADO COM PRÊMIO ESPECIAL DO "OSCAR DA INTERNET" A estrela do rock ganhou um prêmio pelo conjunto da obra. Chamado de "visionário da internet" pelo site da premiação, Bowie foi contemplado "por ter levado aos limites a tecnologia e a arte". Seu site, uma espécie de portal (www.davidbowie.com), reúne artistas e experiências interativas com música. A rede de serviços do site eBay, que congrega marcas conhecidas como o Skype e a moeda virtual PayPal, foi também agraciada com o prêmio; o site do Webby Awards diz que o eBay contribui como "fenômeno cultural" e com o compromisso com a inovação. FALA A VERDADE O vencedor, segundo os internautas, do Webby de melhor série de comédia é "Honesty", do site www.comedycentral.com; nela, todos os personagens falam sempre o que pensam 69 foi o número de categorias contempladas neste ano, além de cinco prêmios especiais. O site da premiação tinha anunciado anteriormente que existiriam prêmios em mais de cem categorias BRASIL LÁ A agência DDB Brasil ganhou um dos sete prêmios de publicidade interativa (www.judge here.com/justin/index.html). A AgênciaClick também conquistou um dos prêmios (www.arehumba.net/2006/caixa/cadeiraderodas/en). PARA OS PEQUENOS Foram três categorias para premiar iniciativas voltadas aos portáteis. O site para celulares Ask Mobile (mobile.ask.com) venceu o prêmio do júri e do público na categoria voltada a serviços para usuários. ESPIRRO Na categoria vídeo viral, o grande vencedor, tanto para o júri quanto para os internautas, foi o filme que mostra o "experimento" feito com o refrigerante Coca Diet e a bala Menthos. O clipe virou febre na internet, tornou-se série e gerou diversas versões alternativas (eepvbird.com/dcm1.html). 49% dos norte-americanos são usuários "bastante ocasionais" de eletrônicos de última geração, segundo pesquisa da Pew/Internet, que estuda os efeitos sociais da rede nos EUA; 8% são usuários ávidos PROPAGANDA ENGANOSA Na semana passada, uma empresa de segurança on-line descobriu que um anúncio aparentemente legal do Google estava sendo usado por hackers. Os piratas usavam o link para conectar o computador do internauta a uma rede de micros-zumbis na Rússia. ESPELHO MEU Um cavalo-de-tróia, descoberto pela Symantec, mimetiza uma tela da Microsoft quando o computador é ligado. A ameaça diz que o Windows precisa ser reativado e pede o número de cartão de crédito do internauta. CARTÃO AMARELO O YouTube vai ser processado pela liga inglesa de futebol, segundo a BBC britânica. Revelação sai do Digg e ganha sites COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Na semana passada, letras e números que revelavam um segredo foram ao topo do Digg.com. |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |