São Paulo, quarta-feira, 09 de maio de 2007

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ANTIGAY?
Durante um dia, o MySpace sumiu com o campo "Gay" das opções de orientação sexual que o usuário pode escolher em seu perfil. "Hetero", "Bi" e "Lésbica" foram mantidas, mas a ausência foi alvo de suspeitas e críticas de sites que empunham a bandeira gay.

PODEROSO CHEFÃO
Muitos sites e blogs miraram na autodeclarada homofobia de Rupert Murdoch, o milionário que controla o complexo midiático que comprou o MySpace por US$ 580 milhões em 2005. A comunidade virtual, que é um dos endereços mais visitados dos EUA e do mundo, deve ganhar uma versão em português até o final deste ano.

NADA DISSO
Segundo o anúncio do MySpace, tudo não passou de uma falha técnica já corrigida. A explicação veio acompanhada de um desmentido de que o site estaria fechando ou começaria a cobrar dos usuários.

NÃO CUSTA LEMBRAR
Não foi só Murdoch que foi apontado como o responsável. Outros blogs suspeitam de uma dupla de hackers que divulgou que abril seria o mês das falhas no MySpace, quando apontariam vulnerabilidades do site. A teoria tem um furo claro: a opção desaparececeu em maio.

100%
foi o crescimento aproximado do número de artigos na Wikipédia lusófona em um ano. Hoje são cerca de 260 mil artigos em português; janeiro deste ano teve o recorde de novas entradas: 761 por dia.

OS MAIS MAIS
O jornal norte-americano "USA Today" preparou uma lista com 25 coisas que mudaram a história da internet (www.usatoday.com/tech/top25-internet.htm). Em primeiro lugar ficou a invenção de Tim Berners-Lee, a World Wide Web (WWW). Em 15°, o jogo e a pornografia, que, segundo o site, movimentaram quase US$ 15 bilhões no ano passado.

YAHOO! NAS ALTURAS
Na última sexta-feira, rumores davam conta de que a Microsoft estaria de olho no Yahoo!. Foi o suficiente para que as ações do megaportal valorizassem mais de 18% no mesmo dia. A Microsoft quer expandir sua participação no mercado de busca e publicidade on-line.

CONHEÇA OS VENCEDORES DO WEBBY AWARDS
Na semana passada foi divulgada a lista com os vencedores do 11° Webby Awards, premiação considerada o Oscar da internet. A votação deste ano teve duas novas seções de categorias, uma dedicada aos portáteis e outra aos vídeos on-line.
Nesta última seção, duas celebridades da internet se destacaram: o ator de "Ask a Ninja", uma série de comédia (foto), estrelada por um ninja (www.askaninja.com) que responde as perguntas enviadas por internautas, ficou com o prêmio de melhor ator de filmes on-line. Segundo o site da premiação, "o ninja definiu um novo gênero de entretenimento que revigorou a internet". Jessica Lee Rose, mais conhecida como Lonelygirl15 (www.youtube.com/user/lonelygirl15), que protagoniza um videodiário de mentirinha, foi eleita a melhor atriz.
Nas categorias especiais se destacaram, ainda, a empresa de leilões on-line eBay (www.ebay.com), o cantor David Bowie, e os criadores do portal YouTube.

"VISIONÁRIO"
MÚSICO DAVID BOWIE É CONTEMPLADO COM PRÊMIO ESPECIAL DO "OSCAR DA INTERNET"
A estrela do rock ganhou um prêmio pelo conjunto da obra. Chamado de "visionário da internet" pelo site da premiação, Bowie foi contemplado "por ter levado aos limites a tecnologia e a arte". Seu site, uma espécie de portal (www.davidbowie.com), reúne artistas e experiências interativas com música. A rede de serviços do site eBay, que congrega marcas conhecidas como o Skype e a moeda virtual PayPal, foi também agraciada com o prêmio; o site do Webby Awards diz que o eBay contribui como "fenômeno cultural" e com o compromisso com a inovação.

FALA A VERDADE
O vencedor, segundo os internautas, do Webby de melhor série de comédia é "Honesty", do site www.comedycentral.com; nela, todos os personagens falam sempre o que pensam

69
foi o número de categorias contempladas neste ano, além de cinco prêmios especiais. O site da premiação tinha anunciado anteriormente que existiriam prêmios em mais de cem categorias

BRASIL LÁ
A agência DDB Brasil ganhou um dos sete prêmios de publicidade interativa (www.judge here.com/justin/index.html). A AgênciaClick também conquistou um dos prêmios (www.arehumba.net/2006/caixa/cadeiraderodas/en).

PARA OS PEQUENOS
Foram três categorias para premiar iniciativas voltadas aos portáteis. O site para celulares Ask Mobile (mobile.ask.com) venceu o prêmio do júri e do público na categoria voltada a serviços para usuários.

ESPIRRO
Na categoria vídeo viral, o grande vencedor, tanto para o júri quanto para os internautas, foi o filme que mostra o "experimento" feito com o refrigerante Coca Diet e a bala Menthos. O clipe virou febre na internet, tornou-se série e gerou diversas versões alternativas (eepvbird.com/dcm1.html).

49%
dos norte-americanos são usuários "bastante ocasionais" de eletrônicos de última geração, segundo pesquisa da Pew/Internet, que estuda os efeitos sociais da rede nos EUA; 8% são usuários ávidos

PROPAGANDA ENGANOSA
Na semana passada, uma empresa de segurança on-line descobriu que um anúncio aparentemente legal do Google estava sendo usado por hackers. Os piratas usavam o link para conectar o computador do internauta a uma rede de micros-zumbis na Rússia.

ESPELHO MEU
Um cavalo-de-tróia, descoberto pela Symantec, mimetiza uma tela da Microsoft quando o computador é ligado. A ameaça diz que o Windows precisa ser reativado e pede o número de cartão de crédito do internauta.

CARTÃO AMARELO
O YouTube vai ser processado pela liga inglesa de futebol, segundo a BBC britânica.

Revelação sai do Digg e ganha sites

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na semana passada, letras e números que revelavam um segredo foram ao topo do Digg.com.
O código era chave para quebrar a proteção contra cópias de filmes em alta definição dos HD DVDs.
No Digg, as notícias são enviadas pelos usuários; conforme votação, ganham destaque no site.
Advogados representando as companhias que usam a proteção pediram e o Digg retirou os números do ar. Mas os usuários, em represália, começaram a bombardear o site com o código e a protestar em comentários.
Foi o suficiente para que o Digg voltasse atrás e para que polêmica -e os números- se espalhassem pela rede.
No YouTube, a seqüência virou música -um clipe teve mais de 150 mil visualizações em três dias. A Wikipédia foi invadida pelo código e o verbete Digg bloqueado para edição por novatos.
Até uma loja de camisetas entrou na onda, vendendo peças com os números estampados. Apesar da popularidade, usar os números exige conhecimentos técnicos.
(GVB)


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